Cuidados nutricionais pré-gestacional
Ideal seria que toda mulher se preparasse antes de engravidar, mas isso nem sempre acontece, pelo contrário, as mulheres são pegas completamente desprevenidas quando o assunto é a gravidez. Se você pretende ter uma gestação tranquila e sem surpresas o ideal é manter em dia alguns cuidados nutricionais antes de engravidar.
Para ter uma gestação e um bebê saudável é fundamental cuidar da alimentação, com a alimentação adequada o organismo terá todos os nutrientes necessários para formação do feto e manutenção da saúde da mãe. Alimentar-se com regularidade, basear sua alimentação em alimentos naturais e frescos, preferencialmente orgânicos, evitar "fast food" e alimentos processados.
Pontos importantes:
.Estar com o peso dentro do indicado para sua estatura e idade: mulheres que engravidam com baixo peso podem ter filhos com crescimento limitado durante a gravidez e nascer com baixo peso. Nascer com baixo peso representa para o bebê um maior risco de adoecer entre outras consequências, os bebês de baixo peso tem maior risco de sofrer atrasos no desenvolvimento e de vir a ter doenças cardiovasculares e diabetes na vida adulta.
Já o excesso de peso e a obesidade da mãe no início da gravidez aumentam o risco de diabetes gestacional, pressão alta, pré-eclampsia e parto por cesariana, com todas as complicações associadas a estas condições.
.Repor ácido fólico: por suplementação ou ingerir folatos pela alimentação: o ácido fólico na gravidez serve para diminuir o risco de lesões no tubo neural do bebê, prevenindo doenças como:
.espinha bífida, anencefalia, lábio leporino, doenças cardiacas;
.prevenir a anemia na mulher;
.diminuir o risco de pré eclampsia durante a gestação.
Pela alimentação: temos o feijão, laranja, amêndoa, amendoim, fígado, cereais, espinafre, soja, milho, avelã, caju, tomate, cogumelos, brócolis e couve.
.Suplemento: A recomendação para quem quer engravidar ou é gestante de 600mcg dia na forma de cápsula.
.Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: em particular a vitamina B6 que atua como co-fator na restauração do folato, favorecendo a disponibilidade desse nutriente no organismo. Encontrada em: gérmem de trigo, farelo de trigo, bacalhau, couve de bruxelas, banana, manga;
.Ômega 3: em estudos mais recentes foi comprovado que o ÔMega 3 auxilia na redução dos partos prematuros de origem espontânea, ajuda no desenvolvimento cerebral e da retina do feto e, ainda ajuda muito na prevenção das alergias infantis . Está presente em sardinha, arenque, salmão, atum, sementes de chia, sementes de linhaça, nozes ou em suplementos em cápsulas.
Com essas dicas você estará preparando seu corpo da melhor forma para receber e gerar seu filho.
Ariela Issa