Coronavírus: Como garantir uma boa alimentação
Coronavírus: Como garantir uma boa alimentação
Coronavírus
A Organização Mundial da Saúde declarou que estamos vivendo em tempos de uma pandemia do coronavírus. Isto na prática quer dizer que a doença já se alastrou em nível global com o número de casos confirmados e alerta para as consequências da doenças.
Assim, apesar de não ser uma realidade de muitos, algumas empresas já estão liberando seus funcionários para que trabalhem em casa, o chamado home office. Saiba como garantir uma boa alimentação em tempos de coronavírus.
Estocar ou não estocar alimentos?
Com o coronavírus, a primeira coisa que vêm a mente é: Vou sair pro mercado e estocar mantimentos. Não é bem assim!
Temos que nos conscientizar que outras pessoas talvez não tenham a possibilidade de estocar grandes quantidades de mantimentos e poderão sofrer a escassez de produtos.
Assim, devemos comprar apenas o necessário para o período que ficaremos em casa, 30 dias é um tempo razoável.
Planeje sua rotina e sua lista de compras
Crianças em casa, home office e o almoço em família. O coronavirus realmente vai mudar a vida de muitos brasileiros.
Como estratégias principais indico:
- Com isso Planejar o cardápio das três próximas semanas: Assim poderá evitar idas ao supermercados
- Vá o mínimo possível ao supermercado: O coronavírus se espalha em aglomerações e locais fechados.
- Cozinhe 3x na semana e congele as preparações: Esta dica é muito útil para aqueles que trabalham em casa e não tem tempo para grandes preparações.
- Incorpore as crianças nas atividades da cozinha: As crianças em casa além de precisarem de atividades ainda desenvolvem uma conexão com a comida. Ensine seus filhos a comer!
O que colocar na lista de compras?
O coronavírus também impactou a lista de compras. Temos que priorizar os alimentos menos perecíveis e com menor dependência de geladeira. Veja alguns alimentos que podem ajudar no tempo de coronavírus:
- Enlatados como: Atum e sardinha
- Carnes salgadas como: Bacalhau e carne de sol (cuidado com hipertensos)
- Leite
- Polpa de frutas
- Arroz (cereais) e feijão(leguminosas)
- Massas
- Água de coco
- Açaí
- Frutas desidratadas: Uva passas, damasco seco, maçã, manga, abacaxi, banana passa
- Sementes: Gergelim, linhaça, semente de abóbora, linhaça, chia, semente de girassol.
- Frutas e vegetais ricos em vitamina c: goiaba, acerola, kiwi, limão, laranja
- Gengibre
- Brotos de feijão ou alfafa
- Iogurtes
- Fontes de fibras como frutas e aveia
Também é legal, para aqueles que possuem a opção, pedir o delivery de entrega de supermercado, assim como do açougue e da quitanda.
Como garantir uma boa alimentação em casa?
Manter a rotina é fundamental. Se pratica alguma atividade física, opte pelos parques abertos ou caminhadas na rua. Lembre-se, se possível, pegar sol de 15 a 20 min por dia para a sintetização da vitamina D. Priorize horários até às 9h da manhã e após as 16h.
Acorde no mesmo horário, realize suas atividades diárias e vá ao trabalho. Para aqueles que ficam em casa, mantenha os horários das refeições. Em casa já tende-se a se comer mais durante o horário de trabalho.
Congele os alimentos como feijão, canja, caldos de legumes, tortas, massas saudáveis para serem utilizados na semana. Para aqueles que utilizarem os aplicativos de comida para o horário de almoço ou jantar, priorizar os restaurantes de comida tradicional brasileira ou de comida saudável. É muito importante fugir do fast food neste momento.
- Hidrate-se! Leve consigo uma garrafinha de água pela casa.
Higiene e cuidados
O coronavírus é revestido por uma camada lipídica, ou seja, uma camada de gordura. Dessa forma, a melhor maneira de se combatê-lo é através da higienização das mãos.
Dito isso, recomenda-se lavar as mãos com sabão um grande número de vezes e evitar o contato com outras pessoas, mantendo uma distância de pelo menos 1.5m. O álcool gel também é uma opção mas o sabonete comum também é muito eficaz para neutralizar o coronavírus.
Para aqueles que ainda estão trabalhando, o ideal é ainda atentar-se nos objetos de uso pessoal como bijuterias, esmaltes e unhas compridas. Adereços e os citados anteriormente devem ser evitados uma vez que servem de alojamento para o vírus.
Cuidados também devemos ter em relação aos alimentos e os utensílios domésticos. Por isto, quem manipula os alimentos na cozinha não deve ter nem adereços, nem unhas compridas ou esmaltes. O ideal é realizar a higienização de frutas e verduras com o hipoclorito de sódio na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água e deixar em repouso, como o de sempre.
Em tempos de coronavírus, devemos ter união, espírito coletivo e o principal: responsabilidade social com aqueles que são do grupo de risco: idosos e pessoas com doenças crônicas. Por isso, quem tem esta possibilidade: Fique em casa e conscientize seus familiares. Juntos vamos superar!
Cristina Trovó
Nutricionista