Conheça as opções de alimentos para fazer sua horta em casa
Durante o isolamento social, aumentou consideravelmente o número de pessoas que está fazendo uma horta em casa. Isso se deu devido ao maior tempo que elas estão passando em casa e o fato de a cozinha ter-se tornado uma atividade prazerosa. Assim, para ter preparações frescas, a horta em casa tornou-se ideal.
Benefícios de ter uma horta em casa
O primeiro dos diversos benefícios desse cultivo em casa é que ele é sinônimo de saúde, pois os alimentos são livres de agrotóxicos.
Além disso, a atividade pode ser extremamente terapêutica e ajudar a criar uma relação saudável com a comida. Quando envolve as crianças, é um processo ainda mais gostoso. Elas interagem com a terra e desenvolvem senso de responsabilidade com as plantas e uma boa relação com a comida.
Ainda, cultivar plantas em uma horta em casa pode-se tornar um bom aliado para o seu bolso. Alimentos em casa alivia a compra no mercado e ainda garante uma decoração harmoniosa para o ambiente.
Alimentos de fácil cultivo para horta em casa
Para aqueles que estão começando sua horta em casa, indico as plantas que são mais fáceis de cultivar e aquelas em que se têm um fácil acesso às mudas. Entre elas estão as ervas aromáticas, pimentas e tomate cereja:
- Pimentas;
- Alecrim;
- Tomilho;
- Coentro;
- Orégano;
- Hortelã;
- Cebolinha;
- Manjericão;
- Tomates cereja;
- Salsa.
Verduras, legumes e frutas para horta em casa
Para aqueles que desejam dar o próximo passo, as verduras, legumes e frutas são uma boa opção. Geralmente, esses alimentos precisam de um espaço maior e uma atenção redobrada para seu cultivo em relação à regagem, à iluminação e ao solo. Confira algumas das opções:
- Alface;
- Brócolis;
- Couve;
- Espinafre;
- Agrião;
- Repolho;
- Tomate;
- Cenoura;
- Beterraba;
- Rabanete;
- Pepino;
- Abobrinha;
- Morangos.
Plantas diferentes e não convencionais para horta em casa
Para aqueles que buscam opções ousadas para o cultivo na horta em casa, temos também algumas hortaliças diferentes que podem ser cultivadas por meio de sementes.
São as chamadas de "diferentonas" por serem pouco convencionais, mas ganham cada vez mais adeptos.
- Abobrinha bavette: conhecida como abobrinha espaguete, tem um tempo de germinação de até 8 dias e a maturidade é alcançada em 90 dias. Quando cozida é facilmente desfiada com o garfo, lembrando espaguetes.
- Acelga artemis: possui folhas verdes escuras e talos na coloração roxa e chama a atenção por ser brilhante. Ideal para saladas e cozidas, leva até 8 dias para sua germinação.
- Beterraba pinot: com polpa amarela e raiz avermelhada, essa beterraba tem um sabor mais adocicado que a beterraba convencional e de fácil cultivo.
- Couve kale califórnia: diferente da convencional, essa couve possui folhas roxas, sendo muito interessantes para incorporar em saladas. De cultivo tanto nas estações frias como quentes, é uma boa opção para os iniciantes de cultivo.
- Manjericão canella: com aroma que lembra a canela, este tipo de manjericão produz flores de coloração roxa que também são comestíveis. Podem ser germinadas em até 14 dias e se adapta melhor nos meses de setembro a maio.
- Rabanete quiron: conhecido como rabanete "melancia", possui casca branca e esverdeada e com polpa avermelhada e adocicada, uma ótima opção para saladas.
- Quiabo cará: bem diferente do convencional, este quiabo é vermelho escuro, é muito interessante para área de alta gastronomia no desenvolvimento de pratos.
Vale a pena lembrar que é possível ter uma horta em casa mesmo com espaços pequenos e pouco orçamento.
Desde as plantas mais simples até as não convencionais, tudo que você precisa é luz natural, o trabalho da terra e dedicação. Escolha suas plantas e prepare um cantinho para se dedicar à sua alimentação!
Cristina Trovó
Nutricionista