conheça 4 benefícios da canela

Conheça 4 benefícios da Canela
A canela é um ingrediente usado desde o antigo Egito, onde já foi considerada rara e valiosa, digna de rei. Muito usada como planta medicinal, já naquela época acreditavam em que a especiaria trazia benefícios à saúde. Atualmente, a canela é mais acessível e por isso, facilmente podemos usufruir dos seus benefícios. Confira quatro deles.
- Contribui para o combate à diabetes tipo 2
Um estudo realizado por Khan e colaboradores, em 2003, evidenciaram que a suplementação da canela em doses específicas pode levar à diminuição da glicemia em indivíduos com diabetes tipo 2 em até 29%
- Ajuda no combate a doenças cardiovasculares
Assim como auxilia no combate a diabetes tipo 2, à sensibilidade à insulina a canela também contribui positivamente para o coração, uma vez que auxilia na diminuição do colesterol ruim em até 30%, segundo o mesmo artigo acima.
- Retarda o envelhecimento celular
A canela é um alimento rico em antioxidantes, dessa forma, torna-se muito útil quando o assunto é o combate ao envelhecimento celular e ao aparecimento de doenças como o câncer, doenças cardiovasculares e do cérebro.
- Protege contra doenças neurodegenerativas
Segundo um estudo realizado por Peterson e colaboradores em 2009, o extrato de canela em forma aquosa mostrou benefícios contra doenças como Alzheimer, uma vez que inibe a agregação da proteína tau no cérebro.
Além disso, a canela também demonstrou resultados positivos na suplementação de ratos com Parkinson, protegendo neurônios dopaminérgicos.
Ela pode, ainda, ser incorporada a preparações como doces, chás e até mesmo em carnes, tanto de aves como vermelhas, embora em quantidades menores às suplementadas acima. Seus benefícios, foram relatados quando seu uso foi suplementado em quantidades específicas. É sempre bom lembrar que a canela, assim como os outros alimentos que consumimos, deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e orientada a práticas saudáveis como atividades físicas regulares.
Cristina Trovó
Nutricionista