Como evitar o mau hálito com a alimentação
Mau hálito
A halitose, ou o mau hálito, é o nome dado ao cheiro desagradável que vem da boca. Ela é causada por diversos fatores, desde cáries ou má higiene bucal até mesmo desordens gastrointestinais como refluxo gastroesofágico, síndrome da má absorção, bronquite crônica e também em decorrência de divertículos.
Jejum e o mau hálito
É sabido que alguns alimentos contribuem para aumentar enquanto outros podem diminuir o mau hálito, mas o maior vilão é o jejum!
Não é novidade para ninguém que o mau hálito está presente ao acordarmos, não é mesmo? Isso se deve ao jejum. Longos períodos sem se alimentar diminuem o fluxo de saliva, levando à maior proliferação de bactérias na boca.
Por isso, além de ser prejudicial para a saúde, passar várias horas sem se alimentar também contribui para o mau hálito. Dessa forma, é ideal se alimentar com uma boa periodicidade e se programar para que não haja jejum.
Alimentos que contribuem para o mau hálito
Além do jejum, o mau hálito pode aparecer devido à digestão lenta e ingestão de determinados alimentos, aqueles com odor forte ou aqueles muito ácidos. Confira alguns:
- Alcachofra;
- Alho;
- Cebola;
- Conservas como picles, azeitonas;
- Refrigerantes;
- Bebidas alcóolicas;
- Laticínios;
- Peixes como atum, sardinha, salmão;
- Café;
- Ovos;
- Carnes e embutidos.
Alimentos que combatem o mau hálito
Por outro lado, existem alimentos que ajudam a combater o mau hálito. Mas antes vamos ao principal aliado: a água. Ela é essencial para aqueles que querem combater o mau hálito, porque remove os resíduos, evita o acúmulo de bactérias, além de estimular as glândulas salivares.
Frutas e vegetais também são ricos em fibras e ajudam a evitar a proliferação das bactérias. Aposte na cenoura, no pepino, pimentão, aipo, na maçã, no limão e na laranja.
As ervas e o gengibre também são incríveis. Quando em chá, potencializam os resultados. Alguns outros exemplos incluem a hortelã, a erva doce e o chá verde.
Mais importante que tentar combater o mau hálito é saber a origem do mesmo. Seja da higiene bucal até desordens gastrointestinais, o mau hálito tem tratamento e deve ser encorajado, uma vez que impacta no convívio social da pessoa. Por isso, alie a alimentação à higiene bucal e procure um especialista.
Cristina Trovó
Nutricionista