Como auxiliar a produção da melatonina no corpo

Como auxiliar a produção da melatonina no corpo

No recente estudo publicado pela Universidade de São Paulo - USP, pesquisadores evidenciaram que a melatonina produzida no pulmão atua como uma camada protetora contra o vírus da COVID-19, evitando a infecção do vírus no órgão.

 

     Saiba, a seguir, como esse mecanismo funciona e como podemos auxiliar a produção da melatonina no corpo.

 

O que é a melatonina?

     A melatonina é um hormônio relacionado ao ciclo circadiano, produzido por diversos órgãos, incluindo o pulmão. Também conhecida como o hormônio do sono, ela é responsável por controlar quando devemos dormir.

 

     Quando escurece, inicia-se a produção da melatonina pela glândula pineal e, quando amanhece, a produção desse hormônio diminui, fazendo-nos acordar. Assim, ela é essencial para noites de sono bem dormidas.

 

Como a alimentação pode ajudar?

     Para a produção da melatonina é necessário que tenhamos um aminoácido chamado triptofano no organismo. Ele é o precursor deste hormônio e essencial para sua síntese.

 

     Os alimentos ricos em triptofano incluem: banana; atum; laticínios como queijo branco, ricota, cottage; chocolate 60% cacau; mel; leguminosas como feijão, grão de bico e lentilha; oleaginosas como nozes, castanhas e amendoim; ovos; peito de frango e carne vermelha.

 

     Também se acredita que o consumo de carboidratos, à noite, possa ter relação com o sono. Consumir carboidratos refinados à noite, que causam picos de glicemia, faz a pessoa despertar um maior número de vezes durante o sono. Assim, orienta-se apenas o consumo de carboidratos complexos em vez do simples neste período.

 

     São fontes de carboidratos complexos os alimentos integrais como farinha de trigo integral, aveia, chia, inhame, batata, batata doce, arroz, arroz integral, macarrão integral.

 

     Ao lado dos carboidratos simples, que devem ser evitados, incluem-se mel, refrigerantes, doces em geral, chocolates e produtos refinados como farinha e produtos ricos em açúcar.

 

     Além desses, devem ser evitadas também as bebidas energéticas e com cafeína como refrigerantes, café, chá preto, energéticos, chá verde entre outros.

 

Posso ingerir/suplementar a melatonina para evitar a COVID-19?

     Atualmente no Brasil,  a melatonina não tem sua venda liberada pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), podendo ser somente importada com receita médica ou manipulada como produto tópico.

 

     Ainda, de acordo com o estudo referido anteriormente, o fator protetor é relacionado à produção da melatonina pelo pulmão. Assim, não é indicada ingestão, uma vez que a melatonina protetora deve ser produzida pelo órgão.

 

Outros hábitos que influenciam na produção da melatonina

     Alguns hábitos auxiliam na boa produção da melatonina como ter uma rotina de sono pré-estabelecida, evitar as telas de eletrônicos no horário de dormir, praticar exercícios regularmente e ter uma alimentação balanceada.

 

     Apesar da necessidade de mais estudos que sustentem a relação da melatonina produzida no pulmão com o menor agravamento e infeção do vírus da COVID-19, podemos sempre ter estratégias nutricionais que auxiliam a produção deste hormônio e ainda auxilia no sono.

 

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design