Coco
Propriedades do Coco
Coco
Dos momentos refrescantes em família até os tabloides e revistas anunciando seus benefícios, o coco é um alimento que sempre foi consumido pela população.
De uns anos para cá, ele ganhou mais destaque pelas suas propriedades nutricionais. Então, vá para sombra, e venha conferir as propriedades desse alimento delicioso.
Água de coco
A água do coco é conhecida por ser um potente hidratante natural, fonte de minerais como sódio, potássio, cálcio, magnésio e fósforo, variando de acordo com o nível de maturidade da fruta. Possui ainda aminoácidos como arginina, alanina, cistina e serina, além de carboidratos. A água de coco pode ser consumida em vários horários do dia, mas é mais conhecida como aliada após as atividades físicas intensas por repor os eletrólitos perdidos pelo suor.
Ainda, é indicada para aqueles que possuem doenças cardiovasculares pelo seu alto nível de sódio. Devido ao seu poder antioxidante, ajuda na prevenção das doenças crônicas porque tem a capacidade de frear o estresse oxidativo.
Polpa e leite de coco
Sua polpa é repleta de flavonoides, compostos que possuem ação antibacteriana anti-inflamatória e que ajudam a combater doenças cardiovasculares e a formação de tumores, por exemplo.
O leite de coco é um importante substituto para aqueles indivíduos que possuem intolerância à lactose. Pode ser incorporado em vitaminas, em preparações típicas como Baiana, Tailandesa, Vietnamita, entre outras. Com quantidades boas de vitaminas como A e E, auxilia na manutenção de uma pele saudável. Além disso, possui quantidades de aminoácidos como leucina, tirosina, cisteína e lisina.
Por seu alto teor calórico, é recomendada a moderação de seu consumo. Estima-se que em um copo de leite de coco contenha 230kcal.
Óleo de coco
O polêmico óleo de coco está sempre na mídia com a fama de aliado na perda de peso. Mas será verdade? Os artigos científicos existentes na literatura são inconsistentes e controversos.
Ele é fonte de gorduras saturadas e, diferente do que a mídia diz, não há resultados plausíveis que sustentem não produzir efeitos adversos para o coração. Portanto, não é encontrada base fundamentada para recomendação do óleo de coco como agente de perda de peso, melhora do perfil lipídico ou glicêmico.
Ainda que não recomendada a ingestão do óleo de coco para essas finalidades, o coco em si é um grande alimento para aqueles que praticam atividade física, possuem intolerância a lactose ou que, simplesmente, gostam de consumir o fruto.
Por isso, não perca tempo e encha sua casa de vitaminas e minerais.
Cristina Trovó
Nutricionista