Cervejas são todas iguais?
Cervejas são todas iguais?
Tradicionalmente, as cervejas são produzidas a partir de três ingredientes: água, malte (a partir da cevada) e lúpulo. Contudo, atualmente, os rótulos vêm mostrando um ingrediente incomum na sua composição.
Cereais não maltados
Os “cereais não maltados”, como são descritos, consistem em outros componentes como milho e arroz que as indústrias vêm usando em substituição à cevada.
Em uma análise realizada pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, em 2008, evidenciou que a indústria chega a usar até 45% de milho no lugar da cevada, perto do limite máximo de 50% permitido em legislação.
Barateamento dos custos e ingredientes desnecessários
Essa técnica vem sendo utilizada uma vez que o milho apresenta ser até 30% mais barato que a cevada, proporcionando uma economia considerável para os fabricantes.
Vale a pena lembrar que o milho utilizado pode ser o milho transgênico, que é modificado geneticamente. A isso, soma-se ainda outros ingredientes desnecessários adicionados à formulação como estabilizantes e conservantes, que podem trazer malefícios ao nosso corpo.
Segundo a indústria, tal técnica é utilizada por ser responsável pela sensação de leveza nas diferentes cervejas em que é utilizada.
Dica de ouro:
Dessa forma, aconselha-se a comparação entre as marcas e fabricantes de cervejas antes de realizar uma compra. É sempre indicado buscar pela menor lista de ingredientes, dando preferência para aquelas que contenham apenas água, malte e lúpulo. Assim, você saberá exatamente o que está comprando!