Carboidratos à noite
Comer carboidrato à noite sempre foi apontado como um hábito a ser mudado na hora de seguir dietas de emagrecimento. Os pães e massas foram visto como vilões por tanto tempo que a proibição do consumo desse tipo de alimento após as 18h se tornou base de algumas dietas famosas (dieta da proteína, da sopa, entre outras) com base na premissa de que durante o sono nosso metabolismo desacelera, exigindo menos energia.
Os alimentos ricos em carboidratos contribuem para a produção de serotonina (hormônio relacionado ao prazer/bem estar), que combate a ansiedade e a insônia, bem como da melatonina, hormônio que favorece um sono tranquilo.
Existe um mito que relaciona o consumo de carboidrato depois das 6 da tarde com o aumento de peso, esse fato é pura lenda. E a razão é muito simples, cada grama de carboidrato sempre fornecerá a mesma energia (4 calorias), nem mais nem menos, não importa o horário, se ingerido de manhã, de tarde ou de noite. Não restam dúvidas que para emagrecer é necessário controlar muito bem a ingestão calórica. O que deve acontecer no período noturno é evitar exageros, principalmente alimentos ricos em gorduras, uma vez que os excessos obviamente causarão um tremendo desconforto abdominal, impedindo que qualquer pessoa consiga dormir devido a dificuldade da digestão.
Jante cerca de três ou quatro horas antes de se deitar para dormir. Pois nesse período o organismo tem tempo de realizar a digestão, fazendo com que o estômago não fique tão pesado a ponto de atrapalhar o sono. Prefira sempre carboidratos com alto teor de fibras, ou seja, integrais. Como arroz integral, macarrão integral, pães em geral.
Um estudo realizado recentemente aponta que o ganho de peso não está relacionado ao carboidrato consumido à noite e sim à qualidade da alimentação no restante do dia, ao sedentarismo e ao exagero na quantidade de alimentos consumidos. Ou seja, o consumo de alimentos de alto valor nutritivo aliados à prática de atividade física ainda são a melhor fórmula para manutenção de um organismo saudável.
Ariela Issa
Nutricionista
imagem: blog.tryoop.com.br/post/afinal-carboidrato-engorda/
imagem: blog.tryoop.com.br/post/afinal-carboidrato-engorda/