Caldo de cana

Caldo de cana

 

Caldo de cana

 

Popular nas feiras de bairro com limão, gengibre e abacaxi, o caldo de cana sempre é o favorito para acompanhar aquele pastel de domingo. No entanto, muitos acham que a bebida é um vilão, devido ao seu alto teor calórico. Vamos destacar um pouquinho os seus benefícios.

 

Caldo de cana – Bebida energética

É verdade que o caldo de cana é extremamente calórico e contribui para o ganho de peso? SIM! Porém, se consumida com moderação e em momentos específicos, ela pode se tornar um grande aliado, principalmente, nos momentos de atividade física.

 

Caldo de cana e exercício físico

Por seu alto teor de sacarose, a bebida pode auxiliar nos momentos de pós treino, para recuperar as quantidades de glicogênio que o organismo gasta durante o exercício físico. Dessa forma, ela ajuda a recuperar a energia, contribui para hidratação e ainda repõe minerais importantes, que são perdidos nas atividades. Indico, principalmente, para praticantes de corrida e de ciclismo, por ser de fácil transporte e absorção.

 

Caldo de cana – Benefícios

Além de ser ótimo por não possuir nenhum aditivo químico, nem passar por nenhum processo de industrialização, o caldo de cana possui minerais como magnésio, cálcio e ferro. Além disso, dispõe de vitaminas do complexo B e C, que possui alta capacidade antioxidante. Tal capacidade ainda pode ser potencializada com a combinação com outros alimentos antioxidantes como o limão, gengibre e abacaxi. Dessa forma, aumenta a capacidade de reparação celular, sendo essencial para atletas e praticantes de atividade física.

 Enfim, qual a quantidade ideal? A verdade é que as quantidades variam de pessoa para pessoa, do tipo e da duração das atividades físicas que pratica. Por isso, a orientação de um profissional é imprescindível, uma vez que quantidades inadequadas podem resultar em ganho de peso.

 

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design