Botulismo

Botulismo

 

A intoxicação alimentar causada pela toxina liberada pela bactéria Clostridium botulinum é denominada como botulismo. Essa doença apesar de possuir outras formas de contaminação, pode resultar da ingestão de toxinas liberadas por esse agente patogênico. Os casos dessa doença, ainda que esporádicos na população, merece uma atenção especial uma vez que não tratada de maneira eficiente pode levar a complicações sérias de saúde, inclusive a morte.

 

A bactéria em questão encontra-se majoritariamente nos sedimentos do solo, sendo assim é facilmente transferida para o intestino de alguns animais pela alimentação. Por isso, sua contaminação aumenta em alimentos de origem animal que não passaram por processamento industrial.

 

Assim, os surtos de botulismo ocorrem geralmente em casos de consumo de alimentos caseiros de origem vegetal ou animal, principalmente quando se trata de conservas e embutidos por não conter oxigênio e proporcionar a fatores favoráveis para a proliferação da bactéria. Quanto aos surtos relacionados a produtos comerciais industrializados, os mais famosos são os alimentos que são armazenados em vidros como é caso de conservas de palmito.

 

O período de incubação da doença acontece de 12 a 36 horas .

Pela toxina agir diretamente na transmissão de impulsos nervosos e atrapalhar as sinapses realizadas pelos nossos neurônios, seus sintomas variam inicialmente entre diarreia, vomito, fadiga, fraqueza, tonturas, aversão a luz, boca seca e posteriormente desenvolve a paralisia dos músculos do corpo, promovendo a dificuldade de deglutição, dificuldade para usar o banheiro e em casos graves podendo levar a paralisia dos músculos respiratórios e morte.

Podemos prevenir o botulismo da seguinte forma:

 

  • Adquirir apenas alimentos que seguem os critérios de higiene para a prevenção de botulismo
  • Diminuir o consumo de conservas e embutidos caseiros
  • Ferver os alimentos contidos nas conservas, mesmo que sejam produtos industrializados
  • Averiguar as embalagens dos produtos para ver se não contem irregularidades

 

Quando se trata da alimentação, todo cuidado é pouco. O mais aconselhável é se manter vigilante o tempo todo e ficar alerta para os possíveis riscos citados acima. Caso os sintomas sejam detectados com a associação da ingestão desses alimentos, procure ajuda médica o mais rápido possível.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design