Bebida alcoólica e ressaca
Durante o período do carnaval é comum que as pessoas acabem abusando um pouco mais das bebidas alcoólicas. Festas, diversão, e muito, muito calor. Essa combinação nos predispõe, principalmente, ao consumo de cerveja, que aumenta nessa parte do ano.
No entanto, o que ninguém quer é sofrer da temida ressaca no dia seguinte, não é mesmo?! Náuseas, vômitos, dores de cabeça e falta de apetite são alguns dos sintomas que não se quer ter em tempo de festa.
Isso acontece devido ao resultado da metabolização do álcool em acetaldeído no fígado, substância tóxica que, juntamente com a desidratação causada pelo álcool, produz os principais sintomas da ressaca.
A maneira mais eficaz de evitar que isso aconteça é não consumir bebidas alcóolicas. Mas caso pretenda consumir, seguem algumas dicas:
- Hidratar-se: orienta-se que sejam consumidos 100ml de água a cada 350ml de cerveja. A água ajuda no metabolismo do álcool no fígado, evitando os danos. Também podem ser usados os sucos naturais e a água de coco;
- Evitar bebidas diuréticas como chás e alimentos ricos em cafeínas;
- Evitar alimentos gordurosos que dificultem a digestão;
- Alimentar-se antes do consumo. Não consumir bebidas alcóolicas em jejum ou quando se está sem alimentos por longo período;
- Intercalar com frutas e snacks se a festa durar o dia inteiro;
- Adicionar gengibre, que tem efeito protetor do fígado, a sucos naturais.
Caso a ressaca for inevitável, além das dicas acima, evitar principalmente o consumo de bebidas alcóolicas na sequência. Dê um tempo de descanso para seu corpo, o estresse do consumo pode durar alguns dias. Beba com moderação e bom carnaval!