Aproveite o verão sem prejudicar a saúde
Férias e praia formam uma união perfeita e é comum, neste período, as pessoas se excederem em comida e bebida. Para aproveitar bem o período, torna-se necessário manter o equilíbrio alimentar e não cair em tentações ao longo do dia.
O primeiro ponto a ser observado são os intervalos entre as refeições. Independentemente do horário em que se acorda, eles devem ser de três em três horas, no máximo de quatro em quatro. Este cuidado é fundamental.
O primeiro ponto a ser observado são os intervalos entre as refeições. Independentemente do horário em que se acorda, eles devem ser de três em três horas, no máximo de quatro em quatro. Este cuidado é fundamental.
No café da manhã evite bolos, doces e frios em excesso. Ele deve conter pelo menos uma fruta, suco e uma fonte de carboidrato complexo. Ex: mamão com aveia + pão integral com requeijão e suco de laranja.
Se o café da manhã for cedo e o almoço por volta de 16h - como acontece normalmente na praia - é comum surgir, no intervalo entre 12 e 13 h, a vontade de consumir lula à dorê, camarão frito, pastel, entre outros, mas essas não são as melhores escolhas. O ideal é optar pelo milho cozido sem manteiga, a água de coco, biscoito de polvilho, frutas, palitinhos de cenoura e tomate cereja.
Evite levar para a praia os salgadinhos em pacote e dê preferência para as castanhas, para o biscoito de polvilho, as frutas, cenouras e tomatinhos.
Quanto aos sorvetes, lembre-se de que maioria deles tem alto teor de gordura saturada, por isso os melhores são os de frutas: limão, abacaxi, entre outros.
Quando o almoço acaba acontecendo mais tarde, por volta de 17 horas, muito cuidado para não exagerar nas quantidades. Para evitar o risco, comece sempre pelas saladas.
Depois de um dia como este, o jantar, normalmente, acontece após as 20h30 e, neste caso, ele deve ser leve, sem frituras e em menores quantidades.
Durante o período de praia também não se pode esquecer a hidratação constante. Água, muita água. E é bom lembrar que cerveja não é hidratante, muito pelo contrário, ela desidrata porque para ser metabolizada utiliza água.
Mas, atenção, o aumento de peso não é o único perigo para a saúde durante o período na praia. Cuidado com as escolhas dos pratos, observe a higiene do local e porções como espetinho de camarão, empadinhas, cachorro quente, amendoim, oferecem riscos de intoxicação alimentar e podem estragar suas férias. Cuidado também com o lanche natural, por conter maionese, ele também oferece perigo. A exposição dos alimentos ao calor estimula a proliferação de bactérias, por isso os riscos de contaminação e intoxicação são maiores. Além disso, os alimentos podem estar mal lavados. O ideal é evitar os vendidos por ambulantes. Em caso de intoxicação, repouso e hidratação com água e água de coco.
Boas Férias.
Cristina Trovó
nutricionista
imagem: /www.ducas7.com.br