Ansiedade e comportamento alimentar na quarentena
Ansiedade e comportamento alimentar na quarentena
No sábado, 21 de Março de 2020, o governador do estado de São Paulo, João Dória, decretou a quarentena para todos os estabelecimentos, conduta que vêm sendo adotada em diversos estados do país. Por isso, a partir do dia 24, apenas serviços considerados essenciais ficaram em funcionamento.
Ansiedade e comportamento alimentar
Com muitos estabelecimentos fechados e empresas adotando o trabalho em casa, o home office, muitas pessoas, devido à quarentena, passaram a ficar bem mais tempo em casa do que o de costume. Mais tempo em casa, somado à situação de estresse decorrente das incertezas da pandemia pelo COVID 19, pode gerar um quadro de ansiedade e impactar no comportamento alimentar.
Medo, ansiedade, incertezas durante a quarentena são sentimentos complexos de lidar! Bem sabemos que muitos de nós recorremos a determinados alimentos para buscar o conforto. Cabe aos nutricionistas e à sociedade, mais do que nunca, dar a devida importância ao ato de comer. Comer é mais que nutrir o corpo, é comer em família, comer com atenção e cuidado, comer com prazer, como forma de nutrir a alma e as emoções
A quarentena e as atividades
Se você já é expert na cozinha, junte a família e coloque suas habilidades em prática durante a quarentena. Se você ainda não é, esta é a hora de aprender algo novo. Faça aquela receita que está salva no celular há tempos. Chame os filhos para participar. Aproveite este momento em família e transforme a refeição em um momento esperado e de união entre os seus queridos.
Se está de home office, muitas instituições estão liberando cursos e aulas gratuitas sobre os mais diversos temas. Esta é a hora de fazer aquela atividade que sempre quis aprender, desde uma atividade manual até um complemento para carreira.
Cuidados durante quarentena
- Tome cuidado com os excessos na quarentena e crie uma rotina de trabalho e autocuidado.
- Evite consumir apenas as informações cotidianas sobre a pandemia para evitar picos de estresse.
- Evite as beliscadas para prevenir o ganho de peso.
- Se possível, faça terapia online, ou pratique atividades como meditação para aliviar o estresse.
- Evite bebidas alcoólicas que podem induzir a pensamentos negativos.
Apesar de ser benéfica a realização de atividades como cursos, tome cuidado com a pressão social para a realização de novas atividades. Tire um tempo para você, sua família e para a sociedade.
Lembre-se de que se houver necessidade, agora é a hora de buscar ajuda de profissionais da saúde para apoio como médicos, nutricionistas e psicólogos.
O momento agora é a união! Mesmo que distantes, e em quarentena para garantir o isolamento social, a força da união vai salvar muitas vidas!
Cristina Trovó
Nutricionista