Amamentação: Alimentos contraindicados
Geralmente, abordamos temas relacionados ao que devemos comer durante as fases da vida. Hoje vamos falar um pouco sobre os alimentos que não devem ser consumidos durante a amamentação.
Amamentação: O que consumir
Muitas mães ficam preocupadas quando estão amamentando. É importante lembrar que a alimentação no aleitamento deve ser completa e variada para garantir todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, que ainda se encontra frágil.
O que não consumir
Bebidas alcoólicas: O álcool consumido acaba sendo passado por meio da amamentação para o bebê, que não possui a habilidade de metabolizar a toxina, podendo, assim, ter prejudicado seu organismo.
Café, chá mate, refrigerantes, energéticos e outros produtos que tenham cafeína: Assim como o álcool, a cafeína é passada pela amamentação. É indicado que não se abuse do consumo desses produtos, uma vez que podem acarretar insônia no bebê. Mas uma xícara pequena de café pela manhã é permitido, desde que bem tolerado.
Alimentos que provocam cólicas
Acredita-se que os alimentos que provocam flatulências como feijão, ervilhas, brócolis e couve-flor são responsáveis também pelas cólicas do bebê. No entanto, não há confirmação de como seria esse mecanismo.
Assim como as leguminosas, o leite também é conhecido como vilão para as cólicas durante a amamentação. Diferente dos alimentos citados acima, o leite pode sim influenciar, mas apenas se a mãe tiver algum nível de alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose. Muitas mães, entretanto, só vão descobrir a intolerância durante a amamentação.
O indicado nesse caso é a observação. Veja se há alguma associação aos alimentos que você consome com as cólicas do bebê.
Caso tenha alguma dúvida, não hesite em consultar seu nutricionista. Ele é o profissional que vai poder orientar, de uma maneira individualizada, os cuidados que se devem ter durante a amamentação e, assim, manter sua saúde e a do seu bebê.
Cristina Trovó
Nutricionista