Alimentos VS bronzeado
Alimentos que protegem a pele e ajudam no bronzeado
Férias escolares chegando e o verão batendo à porta, o que a maioria dos brasileiros pensam? Praia e piscina! Sempre sou questionada, no consultório, sobre quais os alimentos que ajudam quando se quer proteger do sol e, ao mesmo tempo, adquirir aquele belo bronzeado na pele.
A ação do sol na pele
É bem sabido dos malefícios da ação dos raios solares na pele como o câncer de pele, assim como também é evidenciada sua importância para a síntese da vitamina D. De qualquer forma, é orientado que se use sempre o protetor solar e se evite a exposição ao sol entre 10h às 16h.
Bronzeado e alimentação
Mas, então, como conseguir uma pele dourada sem afetar a saúde? Mulheres e cada vez mais um grande número de homens buscam pelo bronzeado do verão, deixando de lado o cuidado com a pele. Como já dissemos, a falta desses cuidados pode levar a consequências sérias, que nenhum bronzeado compensa.
No entanto, se quiser uma ajudinha e ainda manter a saúde, vale a pena apostas em alimentos ricos em betacaroteno
Alimentos que ajudam no bronzeado
Com os alimentos ricos em betacaroteno é possível, sim, turbinar seu bronzeado durante o verão. Uma dica é fazer sucos diversos dos alimentos abaixo, três horas antes da exposição ao sol, incorporar esses alimentos pelo menos uma vez ao dia. Quando vegetais, fazer em forma de saladas ou de refogados é uma boa opção. Quando frutas, consumi-las como sucos ou nos lanches da tarde. Alguns alimentos que auxiliam no bronzeado:
- Cenoura
- Tomate
- Laranja
- Manga
- Pimentão vermelho e amarelo
- Papaia
- Beterraba
- Espinafre
- Brócolis
- Couve
Divirta-se neste verão, mas não se esqueça da sua saúde! Lembre-se da importância de se hidratar durante a exposição solar e dos cuidados com a pele. Use os alimentos ao seu favor, pois, além de auxiliar no bronzeado, eles ainda são essenciais numa dieta balanceada e uma pele bem cuidada.
Cristina Trovó
Nutricionista