Alimentos que parecem saudáveis

Alimentos que parecem saudáveis
Nas últimas três décadas, os hábitos alimentares da população passaram por enormes mudanças. O mercado de alimentos industrializados cresceu assustadoramente e trouxe consigo o crescimento do sobrepeso e da obesidade da população. Diante dessa realidade, as pessoas buscam alimentos industrializados de baixas calorias, consequentemente, os industrializados pouco calóricos passaram a ser vistos como saudáveis. Mas será que isso é verdadeiro?
Analisemos alguns alimentos muito consumidos:
1 – Peito de peru -   Um dos campeões de consumo. A carne em si é um alimento que agrega alto valor nutritivo, rica em proteína, vitaminas e sais minerais, mas as carnes industrializadas utilizam conservantes e alto teor de sal, além de corantes e outros aditivos. O consumo frequente desse alimento pode contribuir para a hipertensão e para o desenvolvimento do câncer. Não é preciso ser radical, mas é comum grande parte das pessoas, diariamente, trocar o jantar pelo lanche e, não eventualmente, o componente principal é o peito de peru. O típico prato do brasileiro -  arroz ,feijão, carne e salada -  é uma opção mais saudável, mesmo nos casos de obesidade, embora seja mais trabalhosa quanto ao preparo.
2 – Barrinhas de cereais – Nós,  nutricionistas, orientamos a  população da necessidade de  fazer lanchinhos, comer de três em três  horas. As barrinhas de cereais parecem ser uma boa opção, porque são fáceis de transportar, permitem consumo rápido e ainda vendem a ideia de que são nutritivas e ricas em fibras e outro nutrientes. Mas não é bem assim. A maioria delas possui alto teor de carboidratos refinados e de gorduras saturadas (a gordura do mal). Boas opções para os lanches são frutas frescas e castanhas.
3 – Refrigerantes Zero – A  princípio,  a população fez a troca de refrigerante normal, repleto de açúcares e calorias, para o zero. Afinal, não engordava. O refrigerante zero não possui calorias, mas também é zero em nutrientes e, o mais agravante é o fato de conter muito sódio e aditivos químicos. Partindo desse princípio, ele contribui no desenvolvimento da hipertensão e da osteoporose.
4 – Sucos de caixinha - Essa é outra opção equivocada, que parece ser saudável. Contém frutas, é fácil de armazenar e de transportar e dispensa preparo. Mas, por outro lado, esses sucos têm teores elevados de açúcares e aditivos químicos. A melhor opção é usar a fruta fresca ou a polpa de frutas congeladas, que também é prática e preserva grande parte dos valores nutritivos do alimento.
5- Iogurtes com sabores
Os iogurtes também entram na lista. Para conseguirem sabor e colocarão de frutas os fabricantes optam por utilizar  produtos químicos, como corantes e flavorizantes e  açúcar. O mais indicado é adquirir as frutas e adicioná-las no iogurte. A adição de corantes artificiais e açúcar também estão presentes nos leites aromatizados e nas barras de cereais. 
Cuidar da saúde requer escolhas inteligentes, na maioria das vezes dá um pouco mais de trabalho, mas é uma questão de se adquirir hábitos saudáveis e, principalmente, organizar-se.

Mude sua lista de supermercado, faça boas escolhas!
                                                                                                   Cristina Trovó
 
UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design