Alimentos para comer a noite
Afinal, comer carboidrato à noite engorda?
Não! O mito que consumir carboidratos à noite engorda vem da crença da diminuição do metabolismo ao anoitecer. O ganho de peso vem na verdade do desiquilíbrio entre as calorias ingeridas e as calorias necessárias, o horário das refeições não interfere no metabolismo. Assim, não é indicado que se fique de jejum ou troque o jantar por lanches no período da noite. Contudo, se você comeu demais durante o dia e quer refeições mais leves à noite, vamos dar algumas sugestões.
Devo comer menos à noite?
Como dissemos, não, necessariamente. Basta avaliar se seu consumo durante o dia foi exagerado ou não. Se vai a um churrasco ou a um rodízio no almoço por exemplo, provavelmente seu consumo de calorias no dia foi alto e, assim, você pode optar por alimentos mais leves à noite.
Quais os alimentos ideais para se comer à noite?
São os mesmos alimentos consumidos durante o dia, mas, se seu caso foi o do exemplo acima, pode-se evitar as preparações “pesadas”, com grandes quantidades de gorduras e carboidratos. Mas lembre-se, a refeição deve conter todos os grupos alimentares que também incluem gorduras e carboidratos, mas em menor quantidade.
Orientação de alimentos para comer à noite
Você pode optar por caldos e sopas, lembrando que a preparação líquida não interfere no ganho de peso, mas sim no tempo de digestão. Opte por carnes magras e grelhadas como salmão, frango e carne bovina sem a gordura aparente. Como carboidrato aposte nas torradas, no pão e arroz integral ou mesmo em um purê de mandioquinha. Lembre-se das saladas verdes com queijo branco, cenoura, beterraba. Se não consegue comer feijão como leguminosa a noite, você pode substituir por uma salada de grão de bico ou feijão branco por exemplo.
É muito importante lembrar que, para o equilíbrio das calorias, independe do horário de consumo dos alimentos. O que podemos é facilitar o processo de digestão, uma vez que o corpo irá descansar em breve. Se está interessado(a) na perda de peso, é importante consultar um nutricionista para que faça uma estimativa das calorias necessárias no dia e trace um plano de acordo com sua rotina!