Alimentos Cancerígenos
Alimentos cancerígenos
Muitos alimentos são considerados cancerígenos por especialistas. O que você ainda não sabe é que a maioria deles são, infelizmente, da rotina alimentar dos brasileiros. Confira aqui alguns deles.
Carnes processadas e vermelhas
Segundo a Organização Mundial da Saúde os alimentos processados como salsicha, bacon, presunto, mortadela, linguiça, nuggets, entre outros, são um risco evidente de aparecimento de câncer de intestino e risco aumentado para colorretal pela presença do nitrato. Inclusive, as carnes processadas foram incluídas no mesmo patamar do tabaco, amianto e fumaça em termos de risco à saúde.
Assim como a processada, a carne vermelha também é considerada como agente cancerígeno “provável”, aquele que é menos agressivo em comparação à processada.
Bebidas alcoólicas
Acredita-se que 10% dos casos de câncer em homens esteja relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas. Dentre os cânceres que são evidenciados pelas bebidas estão o de fígado, garganta e mama.
Refrigerante
Bebidas açucaradas contém uma substância presente no corante caramel, chamada de 4-MI (4-metil-imidazol). Segundo a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer, da Organização Mundial da Saúde, essa substância é considerada como possivelmente cancerígena. Além do 4-MI, também podem conter pequenas quantidades de benzene, outra substância cancerígena para humanos.
Churrasco
O problema do churrasco é a formação de substâncias nocivas quando as carnes bovinas, suínas, de peixes e até mesmo de aves são submetidas a altas temperaturas. Os compostos resultantes são as aminas heterocíclicas (AHC) e os hidrocarbonos policíclicos aromáticos (HPA) que, segundo especialistas, possuem capacidade mutagênicas, ou seja, eles são capazes de alterar o DNA e aumentar a probabilidade de cânceres.
Frituras
Frituras em geral dão origem a outra substância cancerígena, a acrilamida, também proveniente de altas temperaturas. Além do câncer, também possuem relação com o aparecimento da diabetes e doenças do coração.
Temperos artificiais
Apesar de dar sabor às preparações, os temperos artificiais são potencialmente cancerígenos. Além disso, possuem uma enorme quantidade de sódio em sua composição, favorecendo também o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Na hora de escolher seus temperos, troque os artificiais por caldos naturais dos alimentos e opte pelos tradicionais como alho, cebola, salsinha, cebolinha, manjericão, coentro e especiarias.
Salgadinhos, sucos em pó e produtos industrializados
Como o nome já diz, o processo de industrialização dá origem a uma grande quantidade de corantes e conservantes. Muitos desses conservantes podem ser potencialmente cancerígenos e, assim como os temperos artificiais, são ricos em sódio, sendo nocivos ao corpo humano.
No mundo moderno, a indústria de alimentos processados está em crescimento, o que pode aumentar as chances de aparecimento de tumores. Por isso, é sempre aconselhado que sejam evitados tais alimentos em busca de saúde. O equilíbrio e a substituição por opções mais naturais e saudáveis são a chave para qualidade de vida.
Cristina Trovó
Nutricionista