Alimentação para ter cabelos fortes e saudáveis
Cabelo fraco, quebradiço, com queda intensa são algumas queixas de muitos homens e muitas mulheres. O que poucos sabem é que o cabelo reflete a saúde física e a alimentação das pessoas. Por isso, apresentamos alguns nutrientes essenciais para manter as madeixas bonitas, hidratadas e saudáveis. Confira a seguir.
Biotina
A biotina, também conhecida como vitamina B8, é uma grande aliada dos cabelos. Tem como função principal diminuir a velocidade do envelhecimento dos fios, diminuindo a quebra e a queda. Além disso auxilia na formação dos folículos capilares.
Você pode encontrar a biotina em alimentos como carnes, ovos, leite e em fontes vegetais como castanhas, nozes, arroz integral e vegetais verde-escuros.
Vitamina D
Assim como a biotina, a vitamina D, famosa pela sua importância na absorção do cálcio, também participa do processo de formação dos folículos capilares além de evitar a queda. Ela é encontrada em cereais, peixes como salmão e sardinha, frutos do mar, ovos, leite, queijos e carne. Trata-se de uma vitamina que pode ser difícil de ser conseguida nas quantidades mínimas necessárias por dia, podendo ser suplementada por um nutricionista.
Além de pela alimentação, a vitamina D também pode ser sintetizada endogenamente, através da exposição da pele ao sol.
Vitamina A
Trata-se de uma vitamina muito importante para os cabelos, uma vez que seu precursor, o betacaroteno, é um potente antioxidante, que participa da regulação das glândulas sebáceas. Assim, essa participação evita a oleosidade excessiva do fio, mantendo-o saudável.
É encontrada em alimentos alaranjados e vermelhos como cenoura, tomate, mamão, e ovos, espinafre, leite e seus derivados como a manteiga.
Aminoácidos - lisina, cisteína e prolina
São aminoácidos de alto valor biológico que formam proteínas também essenciais para os nossos cabelos. Isso porque eles servem de matéria prima para a confecção da estrutura capilar.
São encontradas em proteínas de origem animal como carnes bovina e de frango, ovos e peixes.
Nutrientes que previnem a queda
Alguns nutrientes como o ferro e o zinco além da proteína transportadora ferritina são outros protagonistas que previnem a queda capilar e evitam que os cabelos se tornem quebradiços.
Eles podem ser encontrados em carne bovina, ovos, peixes, leite e derivados, vegetais verde-escuros, oleaginosas como as nozes e leguminosas como o feijão.
Se você vivencia a queda de cabelo excessiva pode ser que sua alimentação esteja deficiente em algum nutriente específico. Assim, procure um nutricionista para que ela seja adequada à sua necessidade. O acompanhamento médico também é indicado para análise hormonal.