Alimentação nas férias
Com a chegada das férias, a qualidade da alimentação das crianças piora muito. Isso acontece porque os horários deixam de ser tão rígidos, os lanches com os amigos são mais frequentes e o consumo de guloseimas aumentam. Não bastando, as crianças passam horas em frente à televisão e ao computador, deixando, assim, de fazer outras atividades que têm maior dispêndio energético. Por esses motivos, alguns cuidados com a alimentação devem ser tomados no período de férias, a fim de evitar o consumo de alimentos muito calóricos e com pouco valor nutricional.
• Incluir um bom café da manhã, pois o almoço durante as férias costuma ser mais tarde.
• No período da tarde, oferecer o lanche antes da criança solicitar pipoca, brigadeiro entre outros, pois quando ela acorda tarde e almoça mal, com certeza isso ocorre. É hora de oferecer alimentos nutritivos, por exemplo, vitaminas, sucos e sanduíches leves.
• Uma das grandes refeições do dia (almoço ou jantar) deverá ser feita em casa, evitando a grande incidência de frituras. Cozinhar e depois assar batata ou mandioca, evitar fazê-las fritas.
• As batatas fritas também devem ser evitadas na hora do hambúrguer.
• Colocar, no cardápio, alimentos que podem ser servidos com as mãos: croquete assado, quibe assado, entre outros. São saudáveis e as crianças adoram.
• Não estocar guloseimas como bolo, bala, biscoitos e bolachas.
• Os biscoitos recheados devem ser substituídos pelos biscoitos sem recheio, com geleia, eles ficam interessantes para a criançada.
• No caso de oferecer sorvete ou picolé, preferir o de frutas.
Quando a criança ou o adolescente dorme tarde da noite, o ideal é antecipar o café da manhã, oferecendo um lanche leve antes dela se deitar: leite com canela, leite com baunilha, leite com chocolate acrescido de uma torrada de pão integral, maçã assada ou banana assada com canela.
Aproveite as férias para estimular a pratica esportiva com atividades recreativas, brincadeiras com bola ou peteca, andar de bicicleta, pular corda, passear com o cachorro entre outras.
Atenção para a hidratação da criança, oferecer sempre água, sucos ou vitaminas, evitar o leite após as refeições, porque diminui a absorção do ferro contido na carne.
Quem inventou que comida de criança é macarrão, frango empanado industrializado, batatas fritas, doces e balas? Oferecer uma alimentação variada e fugir da rotina alimentar é o ideal, quanto mais variada a alimentação mais nutritiva ela é.
As férias são um excelente período para apresentar alimentos novos à criança, educando-a para a arte culinária. Escolher e preparar pratos criativos, coloridos, os quais despertam o interesse da criança. Uma alternativa bem interessante é mostrar como os alimentos são preparados. Escolher preparações fáceis, levar as crianças para a cozinha e pedir a ajuda delas. A experiência de ajudar a cozinhar despertará a curiosidade pelo alimento e pelo seu consumo.
Com hábitos saudáveis, as férias serão cheias de energia e saúde.
Cristina Trovó
imagem: blog especialdiario.blogspot.com
Cristina Trovó
imagem: blog especialdiario.blogspot.com