Alimentação e disposição
Você é do tipo que vive cansado?
Sabemos que o horário de verão e outros fatores como falta de sono, sedentarismo, baixa ingestão de água, estresse e preocupações do dia a dia contribuem para o seu cansaço. Mas além dessas causas, o seu desânimo também pode estar relacionado com questões alimentares. Quem come mal é mais propenso para sentir o cansaço.
Atitudes que contribuem para a indisposição:
1- não comer carboidratos à noite;
2- não tomar um café da manhã nutritivo e completo;
3- fazer longos intervalos entre as refeições, ou seja, ficar muito tempo em jejum;
4- ter uma dieta rica em gordura saturada – carne vermelha, frituras, açúcares refinados, doces e produtos industrializados – assim como consumir alimentos de baixa densidade nutricional são fatores que contribuem para este problema. O corpo que tem déficit de nutrientes pode apresentar sintomas de cansaço, ou até mesmo desenvolver anemias.
Principais estratégias para melhorar a disposição:
- Fazer cinco a seis refeições ao dia, comendo devagar e mastigando muito bem os alimentos, pois a digestão começa na boca;
- Comer em ambiente tranquilo, reservando o tempo necessário para realizar a refeição com calma;
- No cardápio diário, todas as refeições devem conter carboidratos integrais, proteínas, gorduras saudáveis, sais minerais, vitaminas e fibras.
O consumo de carboidratos integrais em quantidades moderadas é importante para o indivíduo dormir bem e ter um bom descanso.
Principais alimentos que devem estar presentes no cardápio diário:
- Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B e magnésio são de extrema importância; as vitaminas B1, B2, B3, assim como magnésio participam ativamente da produção de energia.
- Ricos em vitamina B: arroz integral, aveia, ovo, algas, brócolis, quinoa. Escolher os alimentos integrais é fundamental, já existe até o pão francês integral.
- Ricos em magnésio são os vegetais verde-escuros: couve, escarola, rúcula, espinafre, entre outros. Os sucos verdes são ricos em magnésio porque contêm as folhas verdes, são ótima opção para começar o dia.
As quantidades de alimentos ingeridos devem ser individualizadas. A frequência dos alimentos ricos nesses nutrientes, assim como a variedade, é de extrema importância.
A chave para combater a indisposição é manter a variedade da dieta!
Nosso corpo precisa de uma grande variedade de nutrientes para estar em pleno funcionamento. Outros alimentos e bebidas também são estimulantes como pó de guaraná, chá verde e café. Para consumi-los, é importante verificar se você não tem nenhuma contra indicação como a pressão alta.
Vale lembrar que o plano alimentar do dia deve ser equilibrado, estas orientações fazem parte deste contexto.
Vamos lá, melhore sua alimentação e faça atividade física, tenha uma boa noite de sono e melhore sua produtividade, conquiste bons resultados.
Sucesso!
Cristina Trovó
Nutricionista