A Tapioca é melhor do que o pão?
A elevação da procura por alimentos livres de glúten - proteína encontrada no trigo, no centeio, na aveia, na cevada e no malte, tem levado as pessoas a procurarem alternativas para substituir o pão na dieta.
A tapioca é feita de fécula de mandioca (goma) tem ocupado o lugar do pão em muitas rotinas alimentares pelo fato de o pão ser associado ao ganho de peso, principalmente em função da presença do glúten e sua composição. É importante salientar que não há evidências científicas que comprovem essa associação. Na verdade, o mais importante é o balanço energético ao final do dia, se ele for positivo o efeito será o ganho de peso.
A tapioca não contém o glútem porém para quem não tem nenhuma restrição a esse nutriente (doença celíaca) não há necessidade de restringir na alimentação, essa prática não trará nenhum benefício adicional á sua saúde.
Muitas pessoas associam a tapioca a perda de peso, nenhum alimento por si tem a propriedade de nos fazer perder peso, mas se substituirmos alimentos calóricos geralmente consumidos no lugar dos pães, como bolachas, bolos, biscoitos, por tapioca estaremos incluindo um alimento menos calórico.
Tanto o pão quanto a tapioca, são fonte de carboidrato e por isso fornecem energia ao nosso corpo. Mas, diferentemente dos pães, a tapioca contém praticamente apenas este nutriente, o que a torna pouco nutritiva, apesar de menos calórica. Já os pães apresentam proteínas e fibras, principalmente na versão integral.
Uma maneira de melhorar o perfil nutricional da tapioca é adicionar cereais e grãos ao seu preparo, como grãos de chia, semente de linhaça, flocos de quinoa, entre outros. Assim ela terá um teor de fibras, proteínas, vitaminas e minerais, se assemelhando a composição do pão, e além de ficar mais nutritiva, seu poder de saciedade também será maior.
Outro ponto importante é escolher bem os recheios, que podem aumentar e muito a quantidade de gorduras, açúcares e valor calórico. Por isso, prefira recheio de frutas, geléias sem açúcar, legumes, queijo branco, ovo e carnes magras, como frango e atum.
Por ser prática a tapioca pode sim fazer parte de uma rotina saudável, seu preparo é muito simples, basta pré aquecer uma frigideira antiaderente e espalhar uniformemente a tapioca por cima, sem óleo, sem nada. Somente o calor irá fazer com que a tapioca esteja pronta para receber os recheios, como se fosse uma panqueca.
Ariela Issa