7 Alimentos para evitar gripes e resfriados

7 Alimentos para evitar gripes e resfriados

7 alimentos para evitar gripes e resfriados

 

Momentos em que as temperaturas caem vêm acompanhados de gripes e resfriados em decorrência da queda da imunidade. O que você talvez não saiba é que a alimentação tem um papel fundamental no sistema imunológico e pode ajudar a prevenir tais desconfortos.

Os alimentos e seus nutrientes como vitaminas, minerais e fibras possuem a capacidade de auxiliar na manutenção do sistema imunológico e proteção celular, prevenindo alterações, combatendo infeções e reduzindo inflamações.

Confira alguns alimentos que possuem a capacidade de diminuir as chances do aparecimento de gripes e resfriados:

 

  1. Iogurtes e leites fermentados

Possuem um papel fundamental na microbiota intestinal. Isso acontece porque possuem micro-organismos vivos que mantêm a saúde da flora.

 

  1. Laranja, acerola, limão e outras frutas cítricas

São as mais conhecidas como protetoras no inverno, as detentoras da vitamina C, que auxiliam na reconstituição dos leucócitos, células de defesa do nosso organismo. Também são ricas em antioxidantes, que protegem as células; fibras, que auxiliam no trânsito intestinal, e possuem propriedades anti-inflamatórias. 

 

  1. Tomate

Além da vitamina C, o tomate possui outros minerais que são protetores do sistema imune como fósforo, potássio, cálcio e magnésio. O licopeno, responsável pela coloração vermelha, possui capacidade antioxidante, combate o envelhecimento precoce das células. Sucos de tomate podem ser uma forma de potencializar suas propriedades.

 

  1. Alho

Esse tempero é fonte de alicina, estimulante da resposta imunológica em face de ameaças.

 

  1. Cogumelo shitake

Esse cogumelo é fonte de lentinana, que potencializa a produção de células de defesa do corpo humano.

 

  1. Cebola

Possui uma substância chamada quercitina, também protetora do sistema imune. Um bom uso desse alimento são os caldos e sopas para aquecer nas temperaturas mais frias.

 

  1. Gengibre

Além de expectorante, o gengibre tem capacidade anti-inflamatória e atua na redução da dor. Seu principal uso é em chás e sucos, junto com outro alimento protetor.

 

Vale a pena lembrar que esses alimentos não atuam sozinhos para evitar a queda da imunidade no inverno e o consequente aparecimento de gripes e resfriados. Também é muito importante sempre manter uma alimentação equilibrada, com uma grande variedade de frutas, verduras e legumes, grãos. Além disso, é indicado cautela nas quantidades de carnes e carboidratos. Uma alimentação saudável deixa seu o organismo mais forte e mais preparado para as quedas nas temperaturas.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design