Nutrição Gestacional

- A alimentação na gestação deve ser diferente?

Para todos os momentos da vida acredito na alimentação baseada em nutrientes, eles são o princípio para a formação de cada célula do nosso corpo. Durante a gestação, o aporte nutricional está aumentado para a manutenção da nutrição, saúde materna e garantia do adequado crescimento e desenvolvimento do feto. A única fonte de nutrientes para o feto é proveniente das reservas nutricionais e pela ingestão alimentar da mãe.

- Mas o que pode comer durante a gestação?

Existem muitas crenças e mitos sobre o que pode ou o que não pode comer durante a gestação. O acompanhamento nutricional esclarece muito bem o que deve ou não ser ingerido em todas as fases da gestação, porém é fundamental que seja determinado de forma personalizada.

- Você escolhe o futuro do seu bebê.

As escolhas da mãe desde a gestação influenciam nos gostos e nas preferências alimentares do bebê. O plano alimentar é efetuado de acordo com os dados da mãe como peso, altura, sexo do bebê, gosto alimentar, idade gestacional, sinais e sintomas, exames laboratoriais, entre outros.

A prescrição para gestante será ajustada de acordo com a idade gestacional. O acompanhamento é feito de forma semanal ou quinzenal, dependendo de cada caso, e visa orientar e promover saúde para a gestante.

O resultado é uma gestação feliz, com ganho de peso adequado, evitando desconforto para a mãe e saúde para ela e o bebê.

- Quais são os resultados?

A alimentação correta contribui para melhorar náuseas, fadiga, retenção hídrica e desequilíbrios gastrointestinais.

Uma alimentação inadequada nesse período pode implicar, para o bebê, mal desenvolvimento fetal; e, para a gestante, ganho excessivo de peso, parto pré-maturo, hipertensão, diabetes gestacional, anemia, entre outras complicações.

- E a gestação gemelar?

A atenção deve ser maior, o acompanhamento bem próximo de todo o desenvolvimento e as necessidades nutricionais fazem com que a gestação gemelar seja mais cuidadosa na alimentação. Na gestação gemelar, a experiência faz a diferença, entendendo as dificuldades de cada fase da gestação e as necessidades específicas que requerem.

Gestação, uma das fases mais bela da mulher.

Particularmente amo a nutrição, mas dentre todos os trabalhos este é o que mais me encanta.

Sejam bem-vindas!

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design