Fast food, refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras, barzinhos, transformações biológicas, acne, inquietude, início da sexualidade, TPM, muitos desses itens fazem parte do período da adolescência. O momento requer muita atenção, por um lado pode haver obesidade e, por outro, anorexia e bulimia que são frequentes nessa faixa etária.
Um profundo conhecimento prático e científico é necessário nos atendimentos dos adolescentes.
Uma fase de muita transformação.
A nutrição funcional pode contribuir positivamente, neste momento de transição entre a infância e a vida adulta.
Adolescente rebelde às orientações.
Saber entender e envolver o adolescente é um dos primeiros passos. Somente com conhecimento técnico e experiência é possível conquistar resultados.
Como acontecerá o comprometimento do adolescente?
Primeira consulta: o adolescente é acolhido com todo seu questionamento. Entender as necessidades, a rotina, as angústias e os hábitos passa a ser fundamental para criar um vínculo entre profissional e paciente. Posteriormente, uma avaliação de peso, altura, bioimpedância, cálculo e a prescrição da dieta são feitos de forma personalizada. A dieta personalizada traz para o adolescente segurança em relação às escolhas saudáveis.
Na adolescência, há uma elevação das necessidades nutricionais, suprir essas necessidades com uma alimentação planejada e com objetivo de promover o crescimento e a saúde são importantes para a vida de um adulto saudável.
Envolvendo o adolescente em seu todo.
Apenas indicar alimentos saudáveis não basta, é importante estimular mudanças no estilo de vida e corrigir hábitos (vícios) já estabelecidos de forma errada.
A nutrição comportamental é a ferramenta indicada para o sucesso, é o caminho para bons resultados.
Atividade física, estímulo e orientações.
É importante estabelecer junto com o jovem a rotina de atividades físicas a ser seguida. O jovem entenderá as necessidades e os benefícios.
As consultas de acompanhamento serão feitas semanalmente.