Biomassa de banana verde
Como Fazer:
- Lavar bem com esponja e detergente 10 bananas verdes com casca. Depois da lavagem, cortar as pontas sem deixar aparecer a polpa;
- Em seguida, é necessário colocar as frutas, ainda com casca, dentro de uma panela de pressão com 7 litros de água fervente, suficiente para cobrir as bananas;
- A panela deve somente ficar no fogo após 10 minutos do inicío da pressão;
- Após esse período, é necessário tirar a panela do fogo e deixar a pressão continuar processando as bananas. É importante deixar o vapor escapar de forma natural, e não forçar o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente e vá descascando uma a uma, aos poucos.
- Descascadas, elas devem ser passadas de imediato, ainda bem quentes, no processador elétrico (que pode ser liquidificador ou um multiprocessador, por exemplo) e, se necessário, acrescentar a água do cozimento, até formar uma pasta espessa e homogênea.
- A casca pode ser picada e utilizada para preparar caponatas.
- Leve ao congelador para dar o choque térmico.
- Essa pasta, batida, é a biomassa bruta da polpa. Se não for usado de imediato, o produto deve ser guardado em geladeira dentro de um saco plástico bem fechado, podendo ser conservado por, no máximo 8 dias. Seu tempo de uso pode se estender em até 4 meses se for guardado no congelador, mas, nesse caso, será necessário um reprocessamento da biomassa.
Dica
Clique nos links para saber sobre as receitas que levam a biomassa:
Pão com biomassa de banana verde
Strogonoff de frango com biomassa de banana verde
Bolo funcional de chocolate com biomassa de banana verde