Cardápio Vegetariano

Uma escolha, uma decisão importante, uma condução correta na substituição dos alimentos e o seu organismo ficará nutrido adequadamente.

São muitas as razões que levam o indivíduo a escolher a dieta vegetariana, dentre elas podemos destacar a saúde, religião, sustentabilidade, ética e as questões espirituais.

Qual a sua linha?
 
• Lacto-ovo-vegetarianos: ingerem vegetais, leite e derivados, ovos, muitos legumes e castanhas são inclusos nessa dieta. As carnes de todos os tipos são proibidas, entende-se que o consumo de alimento de origem animal é desnecessário e contraindicado.
• Lacto-vegetarianos: ingerem vegetais como fonte proteica, usam o leite e seus derivados, excluem carne e ovos.
• Ovo-vegetarianos: excluem as carnes, o leite e seus derivados, mas ingerem ovos e vegetais.
• Veganos: não consomem nenhum produto de origem animal (carne, leite e derivados, ovos e mel).

A dieta vegetariana pode trazer inúmeros benefícios à saúde, quando bem conduzida, entretanto, muitas pessoas que se tornam vegetarianas, ou que estão em um processo de transição, fazem somente a retirada de alimentos, não se preocupando com alimentos substitutos para fornecimento de proteínas, de ferro e, em especial, de vitaminas do complexo B, por exemplo, B12.

Mas, retirar a carne pode trazer algum dano?
Optar por uma alimentação sem carne pode causar danos à vida do indivíduo, muitas vezes só identificada anos depois e em estágio mais avançado.
A orientação nutricional é fundamental, precisa ser feita por um profissional competente, pois se não houver equilíbrio na alimentação o indivíduo pode desenvolver anemia por falta de ferro ou vitamina B12, entre outras patologias.

Sou vegetariano, uma nutricionista saberá equilibrar o que como com o que não como?
Esse é o meu papel como nutricionista, entender suas restrições, avaliá-las dentro do plano alimentar e propor um plano alimentar que supra todas as necessidades do seu organismo.
O vegetariano precisa consumir todos os tipos de verduras e legumes, ter uma alimentação variada em grãos, em carboidratos integrais e, pelo menos, 3 a 5 porções de frutas diferentes ao dia, não se esquecendo das gorduras de boa qualidade.
Todas essas dicas não dispensam o cálculo da dieta, um planejamento individual deve ser elaborado.
Vindo ao consultório o cliente poderá obter seu plano alimentar, assim como um cardápio equilibrado que respeita suas escolhas.
 
Vegetariano saudável é aquele que tem o organismo 100% nutrido. Como você está?

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