Bioimpedância Elétrica

Cientificamente já está comprovado que manter o percentual de gordura corporal é fundamental para evitar complicações como diabetes, obesidade, câncer, entre outras patologias.

Tecnologia e Nutrição
Ganhar saúde e bem-estar com a profissional que alia conhecimentos científicos atualizados e equipamentos que garantem precisão no tratamento lhe dará segurança e melhores resultados.
A Clínica de Nutrição Preventiva Cristina Trovó está equipada com as principais ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado.
Conhecer cada indivíduo e suas necessidades de forma precisa faz a diferença.

Nem todo kg na balança é gordura. Vamos saber o seu percentual?
Saber o percentual de gordura corporal, assim como o teor de água e massa magra é importante para avaliar a qualidade do emagrecimento.

Qual o meu peso ideal e qual o melhor percentual de gordura para ser saudável?
Essa é uma dúvida recorrente de toda pessoa.
Para ter conhecimento desses dados, existem vários métodos, porém os mais comuns são o adipômetro (muito usado em academias de ginástica) e a análise por bioimpedância.

O que é a bioimpedância?
A bioimpedância elétrica (BIA) consiste em um método de avaliação da composição corporal de alta precisão, em que uma corrente elétrica passa pelo corpo do paciente. A gordura afeta a velocidade da passagem da corrente, estimando a massa magra e gordura corporal.

Como funciona?

Músculos Gordura
Altos condutores de corrente elétrica por sua grande quantidade de água e eletrólitos, por isso não apresentam resistência na passagem da corrente. A gordura não é boa condutora de corrente elétrica e, portanto, apresenta alta resistência à sua passagem. O mesmo acontece com a pele e a água corporal.

O seu corpo visto por dentro.
No relatório que será gerado, o seu corpo terá a avaliação em quadrantes. Você terá o seu percentual com base na real composição do seu corpo, desde o percentual de gordura, musculatura até a hidratação.

A porcentagem de gordura ideal varia de acordo com a idade, sexo, método utilizado. No geral, seria entre 13% e 19% para homens e 18% e 24% para mulheres.

As mulheres devem ficar atentas para não diminuir o percentual de gordura abaixo do recomendado, pois se corre o risco de amenorreia (parada da menstruação) e infertilidade.  

Muitos sintomas, uma só causa.
A leitura da quantidade de gordura é feita de forma segmentada e permite definir a relação dessa quantidade com os riscos de desenvolvimento das doenças.
O percentual de gordura na região abdominal pode identificar a síndrome plurimetabólica que é um conjunto de consequências clínicas, que com  as mudanças no corpo  causadas pelo excesso da gordura na região abdominal, favorece a hiperinsulinemia, ou seja, uma grande quantidade de insulina circulante no sangue. Esse aumento provoca diversas consequências perigosas como pressão alta; aumento do colesterol, dos triglicérides e do ácido úrico; diabetes mellitus e alterações nos mecanismos de coagulação sanguínea, dentre outras.
Link para doenças – Pressão Alta/Colesterol

Rendimento esportivo, resultado do trabalho.
Com a bioimpedância o seu treino poderá ser orientado para trabalhar a musculatura de cada quadrante do corpo o que é muito importante para avaliar o resultado do ganho de massa muscular e ideal para monitorar as modificações na composição corporal.
Altamente utilizado em atletas de ponta e também muito benéfico para os desportistas, a bioimpedância auxilia o trabalho do educador físico/personal, assim como do fisioterapeuta e do nutricionista.

Benefícios da bioimpedância elétrica:
- Não invasivo, indolor e rápido.
- Estima a porcentagem de músculos e gordura do corpo com resultados precisos;
- Monitora resultados da dieta e atividade física;
- Ajuda a identificar e prevenir doenças;
- Auxilia a traçar e promover peso e gordura corporal ideais.

Esse tipo de exame pode ser feito a partir de um aparelho com eletrodos, ou por uma balança de bioimpedância - representada na imagem.

Antes de realizar o exame, algumas orientações:
- Não fazer exercícios nas últimas 12 horas;
- Urinar pelo menos antes de 30 minutos;
- Não consumir álcool nas últimas 48 horas;
- Não tomar diuréticos nos últimos 7 dias;
- Não possuir marca passo;
- Não estar gestante;
- Não estar amamentando;
- Não possuir placas de metal no corpo;
- Não estar em período menstrual;
- Remover acessórios, peças de metal para realização do teste.

Coloque toda a tecnologia a favor da sua saúde.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design