Vitamina D

Vitamina D
A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel adquirido pela alimentação ou sintetizado na pele através do contato com os raios solares ultravioletas. Sob os raios ultravioletas, o precursor da vitamina D - 7 dihidrocolesterol -  é convertido em uma forma inativa da vitamina D, que mais tarde será ativada no fígado e nos rins.
Essa vitamina é essencial para o crescimento e manutenção dos ossos e dentes em todas as fases da vida. É responsável por estimular a absorção de cálcio no intestino, assim garantindo ossos e dentes fortes e saudáveis.
Sua ausência durante a infância pode levar ao raquitismo, em que a massa óssea da criança fica comprometida, levando a malformações, principalmente nas pernas. A partir dos 45 anos, é um importante aliado para combater a osteoporose, e, nos idosos, ajuda a diminuir os riscos de fraturas. Afinal, nessa fase estamos mais comprometidos.
Para combater sua ausência, é recomendada a exposição solar dos braços e pernas durante 15 a 20 minutos antes das 10h da manhã, ou um pouco depois das 14h. Para bebês e crianças, é recomendado que o “banho de sol” ocorra no início da manhã. Além da síntese endógena da vitamina, ela também pode ser consumida a partir da ingestão de alimentos fontes: óleo de fígado de bacalhau, atum enlatado, gema de ovos e alimentos enriquecidos como manteiga, queijos e derivados do leite.
Pode também ser adquirida em forma de suplementos, os chamados complexos vitamínicos, a serem usados sempre em último caso e sob  orientação do médico ou do nutricionista para evitar uma hipervitaminose, isto é, níveis excessivos da vitamina no sistema, o que pode causar diversos efeitos colaterais: fraqueza, náuseas, perda de apetite, dores abdominais e de cabeça.

Tendo o sol adequado e uma alimentação balanceada como aliados, você está garantindo ossos e dentes saudáveis por toda a vida! 

Cristina Trovó
Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design