Terrorismo Alimentar

Terrorismo Alimentar

 

 Um tema muito atual e que tem deixado os profissionais da área de alimentação muito preocupados é o “Terrorismo Nutricional”, o excesso de restrições é preocupante. O medo vinculado à alimentação está diretamente relacionado com o excesso de restrições alimentares que está levando cada vez mais pessoas a evitarem determinados grupos de alimentos. 

Algumas regras como: “esse engorda, esse não“, sem glúten, sem lactose, sem carne, sem açúcar, estão deixando as pessoas confusas em relação ao comer.  Estudos recentes revelam que dietas restritivas só estressam o corpo e fazem o cérebro alterar o metabolismo e o apetite, fazendo você ganhar mais peso a longo prazo. Além de gerar um estresse muito grande e o sentimento de culpa. 
 
Algumas dietas tão restritivas são recomendadas apenas para indivíduos que apresentam alguma doença relacionada, por exemplo, a restrição ao glúten deve ser feita apenas por pessoas com doença celíaca ou outra recomendação do médico ou nutricionista, o mesmo serve para a lactose e outros. 
 
Diariamente somos bombardeados com informações novas sobre alimentação mais saudável, em meio a tantos alimentos com tantas funções que surgem - chia, óleo de coco, óleo de cártamo, linhaça, goji berry, chá de hibisco, castanha do Pará, leite de amêndoa fica difícil saber quais alimentos escolher, como incluir na rotina. Temos que ter em mente que um determinado alimento não tem poder de ação sozinho, é preciso um conjunto de mudanças. 
Fatores externos, midiáticos, também tem grande influência nas nossas escolhas, e podem nos levar a grandes frustrações, quando vemos que é impossível seguir a ditadura da beleza imposta nos veículos e nos perfis das redes sociais. 
 
Para seguir uma vida saudável, devemos estabelecer uma relação de equilíbrio com a alimentação, a melhor a saída não é evitar certos alimentos, mas sim prestar atenção ao nosso prato, resgatar o prazer nos alimentos mais simples, comer devagar, mastigando e saboreando bem o momento. Com equilíbrio podemos sim ter em nossa rotina alguns alimentos considerados vilões, como chocolates, carne vermelha, pães, o importante é não termos exageros, desenvolver uma vida saudável, com exercícios, sono reparador e alimentos que nos proporcionem energia para seguir o dia-a-dia.
 
É preciso comer consciente! 
 
 
Ariela Issa
 
UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design