Tendências Alimentares

Tendências Alimentares

A nutrição é uma das áreas de atuação no campo da saúde que mais sofre alterações com as tendências de mercado. Entre dietas da moda até belos e saborosos cardápios gourmets, a variedade de pratos e receitas é imensa, e a cada dia, mais novidades movimentam esse mercado. Em meio á tanta informação, muitas vezes fica difícil saber o que é melhor e mais indicado quando o assunto é saúde.
1. Sensorialidade e prazer 
Experiência gourmet á mão! Com a chegada dos food trucks ficou mais fácil ter acesso a comidas criativas, saborosas, gourmets e práticas. Chamamos de culinária experimental, além da experiência única, essa atividade proporciona grande interação social, tanto entre os consumidores quanto entre os chef´s e seus clientes. Essa troca é valiosa para os donos dos trucks que podem sempre ouvir a opinião do seu público. Essa troca vem sendo observada em casa, grandes reuniões de amigos e familiares ao redor da cozinha para experiências gastronômicas, elaboração de pratos e combinações exóticas.
2. Geração de vilões e heróis
Não é de hoje que alguns alimentos vem sendo classificados como heróis ou vilões da saúde e essa é uma prática que deve continuar. Já aconteceu com o ovo, o sal, a gordura, o açúcar, o café, entre tantos outros. Hoje os grandes vilões da alimentação são glúten e lactose. É preciso tomar cuidado com afirmações taxativas e saber seu real estado de saúde para definir se é preciso ou não excluir definitivamente determinados alimentos. Procure fontes confiáveis de informação. Blogueiros e revistas costumam ser tendenciosos e agir por marketing. 
Alimentos milagrosos e emagrecedores: goji berry, chia, linhaça, maçã peruana, todos com promessa de perda de peso rápida. A perda de peso é resultado de mudança de hábito, consumir sua necessidade calórica e praticar exercício.
3. Conveniência e praticidade
Quando pensamos em conveniência e praticidade logo pensamos em fast food e comidas industrializadas, porém, esse conceito é completamente diferente. Hoje o mercado procura alimentos naturais, com baixo ou zero teor de conservantes que sejam práticos para quem procura seguir um estilo de vida saudável. Essa demanda de alimentos em pequenas porções e embalagens individuais para comer em trânsito (on-the-go) ou em diferentes lugares e situações que sejam convenientes fez com que alternativas saudáveis aparecessem. Hoje temos frutas desidratadas, sucos integrais, cookies 100% integrais, entre outras opções frescas ou não embaladas para o consumo. 
4. Resgate de alimentos e ingredientes tradicionais e étnicos
Nesse setor observamos 3 grandes movimentos: resgate das comidas regionais, culinárias étnicas e gourmetizaçãode pratos tradicionais brasileiros. Restaurantes de comidas regionais e locais estão ganhando força, comida mineira, comida de roça, comida capixaba, comida baiana, entre outros. 
A "gourmetização" é observada em alguns itens tradicionais na nossa cultura como o café, coxinha, tapioca, brigadeiro, doces em geral, hambúrguer, rapadura, cacau e cerveja. 
Esse efeito pode acarretar duas coisas: aumento nas calorias e nos preços. As culinárias étnicas como a peruana, a mexicana e a japonesa, também ganham cada vez mais espaço no Brasil, principalmente a japonesa por ser considerada saudável, porém, cuidado! Essa comida pode ser rica em sódio, açúcares e frituras. 
5. Uso de ingredientes caseiros, locais e orgânicos
Existe uma grande preocupação por parte da população em relação ao meio ambiente, isso favorece o comércio de alimentos caseiros, locais e orgânicos. 
No Brasil o uso de defensivos agrícolas é bem grande e hoje é sabido que esses produtos químicos são altamente cancerígenos. A agricultura orgânica vem crescendo bastante, acompanhada dos alimentos "caseiros" ou "artesanais" impulsionaddos pela crescente procura pelo consumo conciente (menos impacto ambiental, menor uso de quimicos, menor geracão de resíduos e pegada hídrica). Exemplos são: as cervejas artesanais, bolos caseiros, doces caseiros, pães caseiros e os chocolates de origem.

Ariela Issa

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design