Qual a sua relação com a comida?

Qual a sua relação com a comida?

Natal e a relação com a comida

 

       O Natal é uma ótima época para repensar a sua relação com a comida. Geralmente no nessa data acontece a reunião das famílias e aproveitamos para ficar com quem mais amamos. O Natal também é acompanhado das festividades e têm muita brincadeira, alegria e comida. Ah, como tem comida! Vamos aproveitar para falar das comidas do Natal então?!

 

Natal também é comida!

       Temos que esclarecer que o Natal também é comida. Faz parte da celebração ter uma mesa farta com familiares de quem gostamos. Faz parte do que chamamos de   comfort food, ou seja, as comidas que nos dão conforto e prazer. Entendendo que é necessário para nós, como indivíduos de uma sociedade, que aproveitemos essa época do ano, a mensagem mais importante agora é moderação.

 

A relação com a comida além do Natal

       Não é porque é Natal que seus hábitos alimentares devem mudar, certo? Durante as festividades, realize as refeições normalmente. Faça o café da manhã, lanches e almoço normalmente. Não pule refeições, pular refeições apenas fará com que se coma mais na seguinte. Você deve manter sua relação com a comida da mesma forma.

 

Ceia de natal

       Durante a ceia de Natal, priorize os alimentos que tem vontade de comer, mas com moderação. Evite as bebidas alcoólicas que fazem você perder a noção de quanto está comendo. Pegue uma porção pequena do prato por vez e mastigue devagar. Assim seu organismo vai avisar a hora de parar. Sua saciedade fará o trabalho.

 

     Não abuse das frituras, das massas, carnes e molhos gordos ou pele das aves. Se cozinhar, não faça porções maiores que o número de convidados para não sobrar. Aproveite os momentos felizes ao lado das pessoas que ama e não deixe de comer do que gosta.

 

No dia seguinte a ceia de Natal

       Se você seguiu as dicas anteriores, no dia seguinte à ceia você pode seguir seus hábitos alimentares de forma normal. Se sobrou comida na geladeira, evite repetir a dose, distribuir entre os convidados é uma boa dica. Lembre-se de se hidratar bastante e faça uma atividade física se puder, por mínima que seja.

 

       Lembre-se de que o Natal é uma delícia! Por isso brinque, compartilhe momentos bons e coma suas comidas favoritas. Mas lembre-se, sem abusos! Sua relação com a comida é durante o ano todo.

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design