Psyllium

Psyllium

Psyllium

 

 

 

Você já ouviu falar do psyllium? Psyllium é uma fibra derivada da planta Plantago ovata. Trata-se de uma fibra viscosa que resiste à fermentação durante o trânsito intestinal. Dessa forma, a fibra é um grande aliado para aqueles que sofrem de constipação e outras doenças intestinais.

 

Psyllium – Melhora do trânsito intestinal

Por ser uma fibra poderosa, em contato com a água, o Psyllium se transforma em uma forma viscosa, facilitando o trânsito, a motilidade e contribuindo para a microbiota intestinal. Por possuir essa capacidade de laxante natural, o psyllium se torna um grande aliado para aqueles que sofrem de doenças inflamatórias intestinais como a doença de Crohn, colites, constipação e fissuras anais.

 

Combate ao diabetes, hipertensão e colesterol

Por meio de sua capacidade anti-inflamatória na parede dos vasos sanguíneos, contribui para a redução da pressão arterial quando consumida com regularidade.

Quanto ao controle e prevenção do diabetes, as fibras, no geral, possuem a capacidade de diminuir a a velocidade de absorção dos carboidratos pelas células, controlando, assim, a glicemia.

Ainda, pelo controle de absorção de nutrientes no intestino, o Psyllium também contribuiu para a diminuição do colesterol ruim, o chamado LDL. 

 

Emagrecimento

Em consequência dos mecanismos de diminuição da glicemia, da absorção do colesterol e o com o aumento da saciedade promovida pela ingestão de fibras, o consumo de psyllium pode ser considerado um aliado durante o processo de emagrecimento, uma vez que mantém o indivíduo sem fome por maior tempo. Vale a pena lembrar que essas propriedades não são exclusivas do psyllium mas também estão presentes em outras fontes de fibras.

 

Indicação

Indica-se uma colher de sopa de Psyllium ao dia, totalizando cerca de 25g de fibras ao dia.

A hidratação também desempenha um papel fundamental, pois é responsável pelo aspecto viscoso quando em contato com a fibra o que promove os benefícios citados acima. Na ausência de água temos o efeito inverso, o ressecamento do bolo fecal e o agravamento da constipação, cólicas, gases e dores.

 

Apesar de possuir em forma de suplemento, indica-se que seja consumido em sua forma natural. O psyllium pode ser encontrado a granel, na zona cerealista ou em casa de produtos naturais.

 

Você pode adicionar essa fibra em diversas preparações como bolos, pães, iogurte, crepioca, na salada, no feijão, além da água.

 

Lembre-se sempre de consultar um profissional nutricionista ao introduzir um novo alimento na sua rotina alimentar. Sua saúde agradece!

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design