Prato colorido é sinal de saúde

Prato colorido é sinal de saúde

Ouve-se, desde sempre, que devemos comer alimentos coloridos e é verdade que um prato colorido tem um conjunto incrível de antioxidantes, vitaminas e minerais, ou seja, tudo de que precisamos para funcionar diariamente e combater os radicais livres, doenças e o envelhecimento precoce. No entanto, o que se vê diariamente nas refeições são pratos cada vez mais brancos, compostos até de macarrão com batatas fritas.

Cada cor, nos alimentos, traz uma propriedade:
Vermelho: tomate, melancia, caqui, entre outros, contêm licopeno, potente antioxidante, que auxilia na prevenção de vários tipos de câncer, por exemplo, o câncer de próstata. Para maior concentração de licopeno, deve-se preparar o molho de tomate com azeite, o qual melhora a biodisponibilidade do licopeno. 
Roxos: uva, ameixa, figo, cebola roxa, beterraba, alface roxa, repolho roxo que são fontes de antocianinas, substância que impede a oxidação do LDL - colesterol ruim - protegendo o organismo do infarto e do AVC. As antocianinas também têm ação anti-inflamatória e protegem contra os males neurodegenerativos, como o Parkson e o Alzheimer.
Brancos: couve flor, nabo, cebola, alho-poró, aipo, repolho, palmito, broto de feijão e broto de bambu. Atuam como fontes de cálcio e potássio, contribuindo para a formação dos ossos e regulando os batimentos cardíacos. Possuem também propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas.
Amarelo-alaranjados: laranja, mamão, manga, cenoura, moranga, pêssego, damasco, milho, entre outros. Contêm betacaroteno,  antioxidante que combate os radicais livres, os quais, em excesso,  podem levar ao câncer e ao envelhecimento precoce. Esses alimentos são ricos em vitamina B3 e acido clorogênico, que mantêm o sistema nervoso saudável e previnem o câncer de mama.
Verde-escuros: agrião ,brócolis, chicória, couve, etc., que são  ricos em magnésio, mineral que participa de diversas reações no nosso organismo e que tem como papel de destaque o relaxamento muscular. São ricos também em cálcio, portanto, importantes para os ossos e para a contração muscular.
Marrons: nozes, aveia, castanhas e cereais integrais são ricos em fibras, auxiliam no funcionamento intestinal e na diminuição do colesterol. Ricos também em vitaminas do complexo B atuam na produção de energia corporal, e em vitamina E, previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.
Concluindo: A dica é manter o prato colorido, sempre variando, sempre e ao máximo, os legumes, verduras, frutas e cereais integrais. Nada de prato sem cor! Cuide-se!
 
CristinaTrovó
  Nutricionista
 
 Foto: Blog Obrigado Santo Antônio.
UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design