Por que feijão causa gases?

Por que feijão causa gases?

Por que feijão causa gases?

 

 

O feijão, um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, é essencial por

suas propriedades nutricionais. Com aminoácidos, fibras e micronutrientes, contribui ativamente para a saúde da população. No entanto, seu consumo vem caindo nos últimos anos e um dos motivos pode estar atrelado à flatulência e às dores que ele pode ocasionar

 

Por que o feijão causa gases?

O feijão, assim como outras leguminosas como grão de bico, lentilha e outras, é flatulento uma vez que apresenta oligossacarídeos e fitatos na composição. Os oligossacarídeos são carboidratos que não são digeridos pelas enzimas do corpo, dando origem ao processo de fermentação. Como consequência dessa fermentação pelas bactérias intestinais, gases são liberados.

 

Como combater os gases do feijão

Apesar dos gases ocasionados pelo seu consumo, é importante que o feijão não seja cortado da alimentação por suas propriedades nutricionais. Assim, se você sofre de desconfortos intestinais após o consumo, existem algumas práticas que podem diminuir os gases.

 

Feijão: Deixe de remolho por 8 horas

Assim como nossas avós faziam, uma forma de evitar gases com o consumo do feijão é pondo de remolho de um dia para outro. Dessa forma também se neutraliza o ácido fítico, um fator antinutricional que, quando ingerido, dificulta a absorção de minerais como cálcio, ferro e magnésio. Indica-se que o feijão fique de molho por pelo menos 8 horas.

 Após o processo, descarte a água e inicie o cozimento. Também evite deixar por longos períodos de molho para evitar a decomposição do alimento.

 

Respeite o tempo de cocção

Evite o feijão pouco cozido e respeite o tempo de cocção. Uma vez que cozido de maneira adequada, o alimento será mais facilmente digerido pelo corpo e irá prevenir os gases.

 

Opte pelo o feijão azuki

Se você ainda sofre bastante com o desconforto intestinal ocasionado pelo feijão carioca tradicional, opte pelo feijão azuki, por menor quantidade desses oligossacarídeos, assim, diminuirão os gases.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design