Pipoca nas férias: como preparar de forma saudável?

Pipoca nas férias: como preparar de forma saudável?

 

     Com a chegada das férias, muitos pais têm dúvidas de como manter os pequenos em casa com uma alimentação saudável. Em vez de um salgadinho que tal oferecer pipoca? Isso mesmo! Veja, no texto que segue, quais são os benefícios desse alimento, como prepará-lo de forma saudável e quais os cuidados que se deve ter ao consumi-lo.

 

Pipoca nas férias

     Prática e muito saborosa, a pipoca é uma ótima opção para lanches intermediários, principalmente agora nas férias da criançada, durante as tardes em casa.

 

     Em vez de oferecer salgadinhos, bolachas ou outros produtos industrializados, a pipoca pode ser uma boa alternativa e, ainda, irá contar com todos os benefícios alimentares como os expostos a seguir.

 

Os benefícios da pipoca

     Seus benefícios incluem uma grande quantidade de fibras, que auxiliam no trânsito gastrointestinal; compostos fenólicos, que auxiliam no combate dos radicais livres e envelhecimento celular; além de ter minerais como potássio, ácido fólico e fósforo que, mesmo sendo em pequenas quantidades, ajudam na manutenção do nosso organismo.

 

     Além disso, para aqueles que querem emagrecer, a pipoca pode ser um aliado, quando consumida em pequenas quantidades especialmente nos lanches intermediários, uma vez que seu alto teor de fibras pode auxiliar na saciedade.

 

     Por último, a pipoca é um alimento geralmente associado a momentos agradáveis do nosso dia-a-dia, o que faz seu consumo ser algo prazeroso.

 

Como preparar da forma adequada

     A forma mais adequada de preparar a pipoca é aquela receita do milho de pipoca que vai ao micro-ondas em uma vasilha de água. Não, não é a pipoca industrializada do saquinho de micro-ondas. Siga o modo de fazer:

 

  1. Adicione um copo de água em uma vasilha e um copo de milho de pipoca.
  2. Depois tape com papel filme plástico e faça furinhos para que a água evapore.
  3. Leve ao micro-ondas por 10 minutos até estourarem por completo

 

Os cuidados que devemos ter com a pipoca

     Apesar dos seus benefícios, devemos ter alguns cuidados ao consumir esse alimento. Isso porque ele continua sendo um alimento calórico, cuja variação causa preocupação. Os cuidados que devemos ter são:

  • Cuidado na adição de sal. Prefira sempre ao natural para evitar o consumo de sódio e desenvolvimento de doenças do coração;
  • Não adicione temperos prontos ou condimentos;
  • Cuidado com as quantidades. Coloque-a nos lanches intermediários e maneire nas porções para evitar o ganho de peso;
  • Não consuma pipocas prontas de micro-ondas devido à quantidade de aditivos químicos;
  • Evite o consumo de pipocas doces;
  • Evite o consumo de pipocas com qualquer tipo de adição como a manteiga de cinema.

 

     Com esses cuidados, vale a pena lembrar que a pipoca pode, sim, participar de uma alimentação balanceada e saudável, também das crianças durante as férias. Então, prepare o filme, chame a criançada para a sala e boa diversão!

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design