Origem dos chás

Origem dos chás

A origem

Acredita-se que os chás tiveram origem na China. Conta uma lenda chinesa que o Imperador Chen Nung ordenou que se fervesse a água antes de consumi-la para evitar as doenças que se espalhavam pelo reino. Isso aconteceu há mais de 2500 anos antes de Cristo e, partir desse decreto, o imperador se acostumou a tomar água quente embaixo das árvores. Um dia uma das folhas caiu dentro da água dando, assim, origem aos chás. Além do consumo de chás, ainda hoje na China, é comum o consumo da água pura fervida para matar a sede, diferente dos povos ocidentais que a tomam em temperatura ambiente ou gelada.

O roteiro do chá pelo mundo

Os chás acabaram se espalhando pelo mundo quando monges budistas visitaram a China em uma expedição por esse país, mas isso só foi acontecer por volta do século IX. Atualmente, a técnica de fazer chás no Japão pode ser considerada uma arte, derivando especialistas e também participando culturalmente da formação de seus cidadãos. Acredita-se também que os egípcios e outros povos orientais também usavam ervas como infusão na tentativa de curar doenças.

Na Europa, a bebida se difundiu principalmente depois que a comunicação comercial com o oriente foi estabelecida, por volta do século XVII, levando os colonizadores a trazerem, posteriormente, para suas colônias como o Brasil.

Chá inglês

Mesmo tendo chegado antes na Europa, apenas no século XIX os chás foram incorporados à cultura inglesa. Devemos esse costume à nobreza do país, especificamente à duquesa Anna Maria Russell, que nos fins de tarde costumava fazer um lanche, servindo chá misturado com leite e açúcar. Depois de muitos eventos sociais, o costume conquistou a elite do reino, tornando-se uma característica do país.

Forma de preparo

Tisana – primeiramente ferva a água, depois adicione a erva, tampe e deixe ferver por mais 5 minutos.

Infusão – esse é o método mais tradicional. Ferva a água, depois adicione as ervas e deixe descansar por pelo menos 5 minutos. Assim, os nutrientes são mais preservados

Decocção – processo feito quando se adiciona as ervas ainda na água fria e tanto as ervas como a água são fervidas juntas.

Maceração – Nesse método as ervas são adicionadas a água fria, maceradas e deixadas para descansar por um período de 12 a 24h.

Nutrição e chás

Combatem os radicais livres e previnem tumores

Chá verde, chá de hibisco, chá de gengibre e chá de canela em pau têm algo em comum: ajudam, mesmo que levemente, a aumentar o metabolismo e ajudar na redução de peso e queima de calorias. Muitos deles são, ainda, ricos em flavonóides, substâncias antioxidantes como catequinas, que se mostraram benéficas para prevenção de tumores.

Efeito calmante

Em estudo elaborado na UNICAMP, chá de camomila e de maracujá ajudam a combater a ansiedade e os sintomas da TPM. A camomila também se demonstra benéfica contra as olheiras. Além desses, capim cidreira, folha de laranja e melissa são outros que possuem efeito calmante.

Efeito Anti-inflamatório

São listados os chás de agrião, limão, hortelã, alecrim como os que ajudam a combater inflamações do nosso corpo.

Redução do colesterol e envelhecimento precoce

Estudos demonstram que a erva mate pode contribuir em até 12% da redução do colesterol ruim e ainda combater o envelhecimento das células.

 

Combate à gripe e anemia

O chá de alecrim além de ser apontado como aliado para o combate às gripes e à anemia também apresenta propriedades antioxidantes.

Ajudam com problemas estomacais

Se você costuma ter problemas estomacais, o indicado é consumir os chás de erva doce, hortelã ou camomila.

Ajudam no funcionamento intestinal

Assim como os alimentos in natura, os chás de semente de linhaça e ameixa preta também ajudam a estimular o funcionamento intestinal.

No entanto, como tudo está relacionado à dosagem, evite beber chás em excesso, pois o consumo exagerado pode acarretar disfunção hepática, problemas gastrointestinais, insônia, hiperatividade, nervosismo, hipertensão e irritação gástrica. Para saber mais sobre as propriedades nutricionais dos chás acesse nossa matéria sobre chás termogênicos. http://cristinatrovo.com.br/podcast/chas-termogenicos

 

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design