O que não colocar na lista do supermercado

O que não colocar na lista do supermercado

O que não colocar na lista do supermercado

                                                                                            

Lista do supermercado

Falamos muito sobre os alimentos que devemos consumir, aqueles que devemos incluir em nossa alimentação e aqueles que devem estar na lista de compras. Hoje, vamos mudar um pouco e focar naqueles que não devemos incluir na lista do supermercado.

Rotina agitada

É muito comum as pessoas, principalmente aquelas que moram sozinhas ou que alegam falta tempo para cozinhar, optarem por alimentos prontos, industrializados e congelados, quando vão fazer a lista de compras no supermercado.

10 alimentos que não devem ser incluídos  

  1. Nuggets: apesar de serem feitos a partir de peito de frango, trata-se de uma carne processada, com conservantes, aditivos e sódios.

Opção: peito de Frango.

 

  1. Macarrão instantâneo: mesmo sendo prático, não se trata de uma opção saudável, principalmente pelo tempero industrializado que o acompanha. Além de ser um produto industrializado com aditivos químicos, ainda conta com um altíssimo teor de sódio, que predispõe o consumidor a doenças cardiovasculares.

Opção: macarrão integral.

 

  1. Salsicha e peito de peru: embutidos em geral possuem alto teor de sódio e de aditivos químicos em sua composição. O alto consumo de embutidos pode estar relacionado ao aparecimento de cânceres.

Opção: frango desfiado ou patês como o de ervas.

 

  1. Margarina: trata-se de uma gordura mais estável que a manteiga. Sua estabilidade a torna mais nociva à saúde, predispondo a doenças do coração.

Opção: ricota fresca, cottage, queijo fresco.

 

  1. Bebida láctea com cereais: contém uma grande quantidade de açúcares na composição.

Opção: aveia e granola.

 

  1. Bolacha recheada: além de conter uma grande quantidade de açúcares, também possui uma alta quantidade de gorduras em sua composição.

Opção: canapés e torradas.

 

  1. Refrigerante e suco de caixinha: ambos possuem altíssimas quantidades de açúcares, conservantes e aromatizantes em sua composição, sendo prejudicial à saúde.

Opção: sucos naturais e vitaminas.

 

  1. Requeijão (inclusive o light): até a versão light é rica em gorduras, especialmente em gorduras saturadas por se tratar de um alimento de origem animal.

Opção: ricota fresca, cottage, queijo fresco.

 

  1. Barrinhas de cereais: ricas em aditivos químicos, conservantes e açúcares, principalmente aquelas que possuem chocolate e mel. Ao contrário do que muitas alegam, suas quantidades de fibras não as tornam integrais.

Opção: barra de cereal caseira, frutas, iogurtes, lanches intermediários.

 

  • Cereais açucarados: mesmo aqueles que dizem possuir menores quantidades de açúcares, seu índice ainda é bem acima do indicado.

Opção: aveia e granola.

 

Assim como aprendemos quais alimentos devem ser consumidos, agora sabemos um pouco mais sobre aqueles que devem ser evitados na lista de compras do supermercado. Se precisar de ajuda na substituição posso ajudar. Vamos juntos?!

 

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design