Nutrição e ganho de peso: por que estou engordando?

Nutrição e ganho de peso: por que estou engordando?

 

 

     Muitas pessoas, apesar de adotarem modificações na dieta e realizarem atividades físicas, ainda continuam ganhando peso. Então, se perguntam: por que estou engordando? Leia algumas perguntas que devem ser feitas para descobrir o motivo por que isso acontece. 

    

     Estou comendo mesmo estando satisfeito (a)?

     Muitas vezes comemos além da fome física, comemos pela fome emocional ou mesmo por ansiedade.

 

     Nosso corpo tem diversos mecanismos para nos sinalizar que estamos saciados. No entanto, quando comemos algo muito prazeroso é tentador comer um pouco mais por "gula", e essa pode ser a causa pela qual engordamos.

 

     Em alguns casos, as pessoas fazem dietas restritivas, em que são eliminados diversos alimentos da dieta e também reduzem muito as quantidades. Essas dietas, além de não indicáveis, ainda são perigosas porque podem levar à compulsão alimentar e ao ganho de peso.

 

     Estou cometendo abusos no fim de semana?

     O fim de semana é o momento que temos para relaxar junto da família e de amigos. E nada melhor do que fazer isso durante as refeições, não é mesmo?!

 

     Assim, é frequente que muitos pacientes acabem perdendo a noção de quanto estão comendo ou bebendo, durante os fins de semana, e cometem exageros. Essa é uma das principais dificuldades deles ao seguirem o plano alimentar.

 

     Esse exagero pode ser um outro motivo pelo qual uma pessoa continua engordando.

 

     Assim, é muito importante que o equilíbrio seja mantido em todos os dias da semana e que a reeducação alimentar é mais efetiva que as dietas.

 

     Estou beliscando entre as refeições?

     Outro motivo pelo ganho de peso são os beliscos entre as refeições. Às vezes, não nos damos conta de que estamos comendo fora dos horários esperados e isso nem aparece nos recordatórios dos pacientes logo de início. Principalmente em tempos atuais, em que muitas pessoas estão em home office, é comum ir à geladeira atrás de snacks, bolachas e lanchinhos que contribuem para o ganho de peso.

 

     Sou sedentário?

     Nosso corpo trabalha com a quantidade de calorias que consumimos e a quantidade de calorias que gastamos durante o dia. Se nós consumirmos mais do que gastamos, o resultado é o ganho de peso. Por isso, a atividade física é o principal aliado na perda de peso.

 

     Ando exagerando em sucos e bebidas?

     Poucos sabem, mas as bebidas também contribuem para o ganho de peso. Uma lata de refrigerante, ou de cerveja, tem 150 kcal em média. Já um suco de laranja sem açúcar gira em torno de 100 kcal. Esse valor pode ser responsável, em média, por ⅓ das calorias de uma refeição padrão. Assim, as bebidas também podem ser o motivo para engordar.

 

     Mas o que fazer?

     O processo de emagrecimento pode ser lento e depender da adaptação dos indivíduos à nova rotina e à reeducação alimentar. Mas calma! Algumas dicas podem ajudar você a ter maior controle e saciedade. Confira:

 

  • Mastigue bem;
  • Repouse os talheres;
  • Aprecie o sabor da comida;
  • Sinta o aroma da comida;
  • Monte um prato bonito e colorido;
  • Beba água com gás.

     Caso ainda assim você continue ganhando peso, busque ajuda de um profissional nutricionista para auxiliar nesta caminhada e ajudar a evitar o sobrepeso. Conte comigo!

 

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design