Muçarela de Búfala

Muçarela de Búfala

Conhecida como boa opção para substituir queijos comuns, ela vem ganhando cada vez mais adeptos pelo seu sabor e também por ser mais saudável. A muçarela de búfala é um bom substituto para a muçarela de leite de vaca.

A seguir os motivos da afirmação:

 

Teor de proteínas

Quantidade ligeiramente maior que a encontrada na muçarela comum, bom perfil de aminoácidos, favorecendo a síntese proteica.

 

Gordura total

Assemelha-se ou ultrapassa para mais os valores da muçarela convencional, por isso não pode ser considerada um queijo magro.

 

Colesterol

Menos colesterol em comparação com queijo muçarela de leite de vaca, diminuindo assim os riscos de doenças  cardiovasculares.

 

Teor de ômega 3

O dobro em comparação à muçarela comum.

 

Teor de sódio

Menor quantidade de sódio na muçarela de búfala.

 

Coloração Branca

Possui a própria vitamina A, diferente da muçarela  de leite de vaca, que possui o caroteno. Daí a diferença de coloração, a de leite de búfala é branca e a de leite de vaca é amarelada.

 

O leite de búfala possui uma digestibilidade melhor que o de vaca, com paladar  suave e adocicado. É ideal para o preparo de saladas , massas e acompanhamentos. Considero de extrema importância o fato de esse animal  dispensar o uso de vermífugos , portanto o seu leite  e, consequentemente a muçarela,  são  considerados mais saudáveis.

 

Dica para o consumidor: procurar o selo de qualidade da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos para garantir que é 100% produzida com leite de búfala.

 

Todo queijo é calórico ,sua utilização deve ser moderada, fazendo parte de uma dieta saudável.

 

 

Cristina Trovó  - Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design