Granola – Alimento funcional

Granola – Alimento funcional

 

Granola - Composição

Consumida com açaí, com iogurtes ou com leite, a granola é geralmente composta pela combinação de diversos cereais, sementes, oleaginosas e frutas secas. A combinação mais tradicional delas pode incluir castanhas - de caju ou do Pará - nozes, amêndoas, macadâmia, linhaça, chia, e frutas como ameixa, uva-passa e damasco seco.

Outros ingredientes funcionais também podem ser adicionados à combinação e aumentar seu valor nutricional como gojiberry, amaranto, quinoa, cramberry e mirtilo.

Como escolher

Se possível, o mais interessante é fazer a própria granola, pois além de garantir a procedência dos ingredientes, ainda pode sair mais barato e mais adequado à sua preferência.

Caso opte por uma granola industrializada, muito cuidado é necessário na hora de escolher qual tipo comprar. Apesar de ser normalmente associada como uma opção saudável, o processo de industrialização pode adicionar uma grande quantidade de açúcar e outros componentes que comprometem o valor nutritivo da granola.

A grande dica é sempre observar os rótulos e optar por aqueles em que o açúcar não aparece entre os primeiros ingredientes da lista.

Propriedades nutricionais

1. Fonte de vitaminas e minerais: rica em vitaminas do complexo B e minerais como zinco, cromo e selênio pela alta quantidade de castanhas na composição.

2. Combate os radicais livres e o envelhecimento das células: auxilia na prevenção de doenças como o câncer.

3. Aumenta a imunidade e o trânsito intestinal: por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, ajuda na proliferação de bactérias benéficas do intestino, aumentando a imunidade e o melhor funcionamento do órgão.

4. Controla o colesterol: por ser rica em ácidos graxos insaturados, auxilia no controle do LDL, o colesterol ruim.

5. Diminui o índice glicêmico da refeição: atua deixando a absorção de nutrientes mais lenta, aumentando a sensação de saciedade e auxiliando no processo de emagrecimento.

Como consumir

A granola pode ser consumida com frutas, iogurtes, vitaminas, açaí, baunilha, manteiga de amendoim, na porção de 2 a 3 colheres de sopa ao dia e, sempre, aliada ao consumo adequado de água para o bom funcionamento intestinal.

Nutritiva e cheia de sabor, a granola pode sempre ser boa opção para os lanches e cafés da manhã, podendo ser a substituta de carboidratos como pães, crepes e tapiocas. Para isso, basta escolher os ingredientes e incrementar suas refeições com mais sabor, vitaminas e minerais.

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design