Duplas Poderosas

Duplas Poderosas
Açaí com banana
 
O açaí destaca-se pelo elevado teor de fito químicos, como as antocianinas, que são importantes antioxidantes e pela quantidade de fibras que favorecem o bom funcionamento do trânsito intestinal.  Os antioxidantes são essenciais no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Daí seu maior benefício ser o efeito protetor contra uma série de doenças degenerativas, como as cardíacas. Além de ser rico em antioxidantes e fibras, o açaí possui elevado valor nutricional, rico em proteínas, vitamina B1, C, E, ferro, fósforo, potássio e cálcio. Apesar do alto teor de gorduras, elas são em grande parte mono e poli-insaturadas, as ditas gorduras benéficas que ajudam na diminuição do colesterol ruim e na melhora do bom.  
A banana é uma fruta de sabor bastante doce, sendo a melhor opção para adoçar o açaí de forma natural. Ela também é fonte de vitamina B6, cuja principal função é garantir um bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, bem como a produção das células vermelhas do sangue. A combinação é uma opção interessante, principalmente, para os praticantes de atividades físicas, pois funciona como excelente repositora tanto de energia quanto de nutrientes.
Cuidado: ao montar o seu açaí evite alimentos calóricos, como leite em pó, leite condensado, entre outros. Procure colocar apenas frutas in natura. Aproveite os benefícios dessa dupla poderosa e saborosa. 
 
Iogurte com aveia
 
Dentre os benefícios do iogurte natural estão o auxílio na produção de anticorpos, hormônios e enzimas, que são importantes para o metabolismo e auxiliam o sistema imunológico a se fortalecer e auxiliam a retardar o envelhecimento celular.
O iogurte é um alimento rico em cálcio, nutriente relacionado com a manutenção óssea em adultos, entre outras funções importantes no nosso organismo, por ser rico em “bactérias do bem” (pró biótico) ajudam o intestino a funcionar corretamente, através do equilíbrio da flora intestinal. 
Ainda é rico em proteínas, vitamina A ajudam a melhorar a saúde da pele, visão, unhas e cabelo e vitaminas do complexo B, que auxiliam na oxigenação das células. 
Já a aveia é rica em fibras, que possuem diversos benefícios ao organismo, como manter os níveis sanguíneos de glicose dentro da normalidade, trazer saciedade e ajudar no trânsito intestinal. Além das fibras, a aveia também é rica em proteínas e minerais, como magnésio, zinco e ferro. O consumo indicado para um adulto é de 30 gramas por dia.
A combinação iogurte com aveia possui alto poder de saciedade, por ser rico em fibras e proteínas que tem uma digestão mais lenta. Pode ser consumido nas refeições complementares, como lanche da manhã ou lanche da tarde. 
Cuidado: alguns iogurtes industrializados possuem alto teor de flavorizantes, corantes e açúcar. Opte sempre pelo iogurte natural e, preferencialmente, desnatado.

Ariela Issa
Nutricionista


foto:receitasdecomida.com.br

 
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