Diferentes tipos de gorduras e suas características

Diferentes tipos de gorduras e suas características

Hábitos alimentares influenciam diretamente á saúde. Fazer escolhas saudáveis como praticar exercícios físicos e ter uma dieta equilibrada deve ser parte da rotina. Mas alimentar-se bem não significa restringir totalmente alguns alimentos. As gorduras, geralmente, são cortadas quase que totalmente das dietas de emagrecimento, porém possuem papel importante na saúde. 
1. Gordura Saturada
A gordura saturada é um derivado dos produtos de origem animal. Quando está em temperatura ambiente se instabiliza em estado sólido. É encontrada principalmente, em carnes vermelhas e também brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte e azeite de dendê, bacon e muitas outras. Em excesso é considerada uma gordura ruim para o organismo humano, principalmente, pelo fato, de aumentar o colesterol ruim (LDL), causando alguns problemas no coração. Para uma pessoa que possui uma dieta balanceada e come de forma saudável, a ingestão sugerida éde 20gramas por dia.
2. Gordura Insaturada
A gordura insaturada  é a gordura de origem vegetal. É encontrada em azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha do pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros. Em uma dieta balanceada deve ser consumido no máximo 44gramas da gordura insaturada por dia. Dentre o grupo insaturados, temos 2 subgrupos:
2.1. Poliinsaturadas
A gordura poliinsaturada é rica em ácidos graxos essenciais, o ômega3 e ômega6, substâncias que não são produzidas pelo organismo mas devem ser consumidas, tendo que ser obtidas por meio da  alimentação; também auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol no sangue. 
2.2. Monoinsaturadas
No combate ao colesterol, a gordura monoinsaturada se mostra mais benéfica do que a poli, pelo fato de que ela reduz apenas os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, enquanto estimula o aumento dos níveis do bom colesterol (HDL). Alimentos que são boa fonte de gordura monoinsaturada são: azeite de oliva, abacate, amendoim, nozes e óleo de canola. 
3. Gorduras Trans
A gordura trans é a gordura formada por um processo químico chamado de hidrogenação. Durante o processamento são usadas as gorduras vegetais, porém ela é transformada em ácido graxo trans e daí vem a denominação de "gorduras trans". Ela não faz bem a saúde e pode trazer muitos danos ao organismo, entre eles as possibilidades são: aumentar a taxa de colesterol ruim no sangue e ao mesmo tempo fazer com que a taxa do colesterol bom abaixe. Ela é muito encontrada em uma grande maioria de alimentos industrializados. Essa gordura é usada para dar uma cara melhor e também para aumentar o prazo de validade desses alimentos. Não existe nível seguro de consumo. Recentemente o governo dos EUA proibiu o uso dessa gordura na produção de gêneros alimentícios. 

Ariela Issa

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design