Dieta Naturalista

Dieta Naturalista

Atualmente, a indústria de alimentos vem, cada vez mais, desenvolvendo novas tecnologias para o processamento de alimentos, e acabam por torná-los mais refinados, mais resistentes as pragas pelo uso de agrotóxicos, com excesso de gordura, sódio e açúcar. Esse processamento esta sendo intimamente associado a diversas doenças relacionadas á alimentação como obesidade, diabetes mellitus e hipertensão. Em contrapartida, muitas pessoas, estão optando por uma alimentação mais saudável, com menos aditivos químicos e com mais sabor. Para atender aqueles que buscam essa opção, foi criada a dieta naturalista.
A referida dieta ganhou força em 1960, mas na época foi vista como uma filosofia alternativa. Ela consiste em uma dieta, na maioria das vezes, vegetariana bem variada, priorizando apenas a ingestão de produtos naturais, crus, preferencialmente orgânicos e integrais. O individuo adepto desse estilo de vida não consome produtos industrializados, carnes e ovos, e ainda substitui o leite convencional por leites vegetais e queijo de soja.
Além dos produtos de saúde acima listados, também vale a pena lembrar que a dieta naturalista também tem como foco: a conscientização e diminuição dos problemas ambientais, como o desmatamento para criação agropecuária; dos problemas sociais, como a não distribuição igualitária de alimentos pela sociedade e também o bem-estar dos animais. Essa filosofia alimentar respeita a vida, não aceita a matança de animais e destaca a importância dos alimentos naturais que são mais nutritivos e saborosos.
Por não consumir o grupo de carnes, o acompanhamento alimentar com um nutricionista capacitado é indispensável, uma vez que a falta de nutrientes presentes nessa dieta pode levar á deficiência de vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. 

Cristina Trovó
Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design