Dieta Alcalina

Dieta Alcalina

Um alimento pode ser considerado ácido, básico ou alcalino. A dieta alcalina é resultado da incorporação de alimentos capazes de neutralizar substâncias ácidas assim promovendo o equilíbrio do organismo humano com pH ideal de 7,4.
Esse controle do organismo, de acordo com o pH dos alimentos, diminui o trabalho para que o corpo tem para adequar o pH do sangue e ainda promove o processo de desintoxicação das células; diminui, também, a quantidade de inflamação do organismo e acelera o metabolismo, ajudando, assim, na perda de peso. 
Os principais alimentos alcalinos são: abacaxi, vegetais marinhos, framboesa, ameixa umeboshi, aspargos, pimenta, couve-flor, repolho, fungi, cereja, manga, semente de gergelim, berinjela, cebola, brócolis, melão, nectarina, pêssego, aveia, ovos de codorna, couve, alho, castanhas, mação, espinafre, produtos integrais, azeite de oliva, semente de abóbora, beterraba, alface, abobrinha, batata doce, figo, mamão, frutas cítricas, etc. 
Os alimentos ácidos, que devem ser evitados nesse tipo de dieta, são: café, cerveja, vinagre balsâmico, refrigerantes, tomate, ameixa seca, tapioca, açúcar, carnes, peixes, leite e derivados (queijo, creme de leite, iogurte, requeijão)farinhas brancas, ovos, doces, alimentos industrializados e chocolate. 
Essa dieta deve ser feita sempre por orientação profissional para que o balanço ácido-base seja feito corretamente não excluindo limentos sem necessidade, pois os alimentos ácidos, muitas vezes, também contêm nutrientes necessários para o bom funcionamentodo nosso organismo. 
Ainda assim, falta consenso cientifico que comprovem os benefícios desse tipo de dieta, por isso, a necessidade de novas pesquisas de campo. 

Cristina Trovó
Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design