Dicas para preparar uma papinha saudável

Dicas para preparar uma papinha saudável

A partir dos 6 meses, o aleitamento materno não atende totalmente as necessidades nutricionais do bebê, é o momento de introduzir novos alimentos e as papinhas são indicadas para complementarem a alimentação. E aí começam as dúvidas do que pode ser dado, como fazer e a quantidade a ser servida.
Uma boa papinha deve conter ao menos um alimento de cada grupo: construtor, energético e regulador.
.Construtores: Os alimentos construtores são, principalmente, carne, peixe e ovo porque são alimentos ricos em proteínas que são importantes na construção dos tecidos do organismo. Por isso, a função dos alimentos construtores é ajudar a construir  os músculos, sangue e todos os órgãos do corpo. Ainda nesse grupo temos: leguminosas.
.Energético: Os alimentos energéticos são fonte de carboidratos complexos que são digeridos e absorvidos lentamente, fornecendo por mais tempo energia para o corpo. Exemplo de energéticos: tubérculos, cereais e massas. 
.Reguladores: Os alimentos reguladores são basicamente alimentos de origem vegetal como frutas e verduras porque fornecem ao organismo vitaminas, minerais, fibras e água que regulam o seu funcionamento. Além disso, é por causa das vitaminas e minerais presentes nos alimentos reguladores que as crianças crescem e se desenvolvem normalmente, podendo chegar á idade adulta com os seus órgãos reprodutores saudáveis e sem problemas na produção hormonal. Exemplos: cenoura, tomate, beterraba, brócolis, abobrinha, pimentão, chuchu, alface, couves, espinafre, morango, laranja, tangerina, abacaxi, banana, abacate, uva, ameixa, caqui. 
Outras dicas:
.Cozinhar preferencialmente, o alimento no vapor, dessa maneira estará preservando seu valor nutricional. Se não tiver vaporeira, cozinhar em panela com o mínimo de água, dessa maneira estamos mantendo os nutrientes;
.Utilizar os alimentos bem cozidos e amassados com um garfo, jamais utilizar o liquidificador. Dessa maneira quebramos as fibras;
.A papinha serve para estimular a mastigação e a deglutição, aos poucos vá evoluindo a consistência;
.Apresente os alimentos várias vezes para ter certeza que a criança gostou ou não;
.Utilizar sempre ingredientes frescos, seu sabor e aspecto geral são melhores;
.Não utilize temperos prontos ou muito sal, o ideal é a criança conhecer o sabor dos alimentos, sem interferência. O uso de ervas frescas, cebola e alho são mais indicados;
.No início cozinhe a papinha com a carne e depois retire os pedaços para amassar e servir para a criança;
.Com o passar dos meses (9-10) a carne pode aparecer desfiada ou moída e bem cozida;
.Você pode fazer uma quantidade maior de papinha e congelar para usar futuramente. Se descongelar e não utilizar jogar fora, o melhor recipiente para armazenar é vidro esterilizado.
Algumas combinações:
.Inhame + carne vermelha + cenoura + chuchu: rico em vitamina A, ferro, fonte de vitaminas do complexo B.
.Cará + frango + abóbora + espinafre: fonte de fibras, rico em vitamina A, ferro, proteína e carboidrato.

Ariela Issa

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design