Dicas para Marmitas Saudáveis

Dicas para Marmitas Saudáveis

Nem sempre é possível comer saudável fora de casa, dependendo da situação, levar a marmita é uma excelente escolha. Ela pode ser o melhor caminho para a prevenção de doenças e por que não para uma vida mais econômica.
1. Programe-se!
Verifique o número de refeições por dia, ingredientes e cardápio da semana, geralmente, o planejamento acontece aos fins de semana, tendo o domingo como tempo para cozinhar e armazenar as marmitas.
2. Nunca vá ao supermercado com fome.
Desse jeito vai evitar compas além do necessário, alimentos pobres do ponto de vista nutricional, e não sairá do plano alimentar estipulado.
3. Monte seu cardápio de acordo com os grupos de alimentos .
Lembre-se de colocar todos os grupos de alimentos nas refeições: uma proteína (frango, peixe ou carne), um carboidrato (arroz de preferência integral, quinoa, batata, batata doce), uma leguminosa (lentilha, feijão carioca, feijão preto), legumes (chuchu, abobrinha, vagem) e hortaliças (alface, almeirão, rúcula, etc).
4. Escolha alimentos da estação para variar o cardápio.
Varie na escolha de frutas, legumes e verduras, visando sempre as da estação, pela menor quantidade de agrotóxicos e pelo menor preço.pa
5. Escolha potes de vidro para o acondicionamento e descongelamento.
A maioria dos plásticos libera uma substância chamada bisfenol, que pode causar malefícios para o nosso corpo, por isso, opte sempre por recipientes de vidro. Se precisar usar o plástico, passe osalimentos para o prato na hora de aquecer. Uma vez descongelado, consuma-o o mais rápido possível, o alimento começa a perder seu valor nutricional juntamente com a proliferação de bactérias que vão fazer sua decomposição e, assim, estragá-lo. Por isso, descongele apenas no dia do consumo e armazene em lugar refrigerado.
6. Depois de descongelado, preserve o alimento na geladeira ou em bolsas térmicas. A marmita que não foi congelada pode ser mantida na geladeira por, no máximo, 2 dias, caso precise guardar por um tempo maior, congele.
Assim como falado anteriormente, para evitar a degradação do alimento e intoxicações alimentares, nunca deixe sua marmita fora de refrigeração. Uma vez aquecioda, não a refrigere novamente.
Ainda sem tempo para preparar suas próprias marmitas? A nutricionista Cristina Trovó conta com sugestões de lugares especializados nesse tipo de preparo para refeições, confira em nosso site:
www.cristinatrovo.com.br

Cristina Trovó
Nutricionista


 

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design