Detox pós-férias: como evitar dietas restritivas

Detox pós-férias: como evitar dietas restritivas

Muitas pessoas chegam das férias com alguns quilinhos a mais e, para perdê-los, resolvem fazer dietas restritivas em vez de em vez de reeducação reeducação alimentar. Já abordamos o tema em outras ocasiões e alertamos que elas não são saudáveis, além defavorecerem o efeito sanfona.

 

     No entanto, algumas mudanças podem ajudar a recuperação, a eliminação do peso e, até mesmo, a desinchar. Confira, a seguir, como funciona e quais os cuidados que se deve ter com o detox pós-férias.

 

Como funciona a estratégia detox?

     Nosso corpo naturalmente elimina as toxinas geradas ao longo do tempo através do fígado e dos rins. Esse processo geralmente é acompanhado pela sensação de mal-estar ou estufamento sentida por aqueles que extrapolaram na comida ou bebida.

 

     A estratégia detox visa à ingestão de alimentos específicos durante 5 dias, o que irá auxiliar esses órgãos a eliminar as toxinas mais rapidamente.

 

Quais alimentos devo consumir?

     Os alimentos mais usados são frutas, chás, verduras e cereais integrais. Veja a lista:

  • Frutas: abacaxi, maçã, melancia, laranja, limão, melão, melancia. São ricas em antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras e compostos fenólicos.
  • Cereais integrais: semente de chia, linhaça, aveia, quinoa, amaranto, farinha de trigo integral, arroz integral. São ricos em fibras, vitamina E e minerais como selênio, zinco, cobre, magnésio e fósforo.
  • Verduras e legumes: couve, beterraba, cenoura, repolho. Geralmente são incorporados nos sucos.
  • Chás: chá verde, chá preto, chá de gengibre. Além de auxiliarem na digestão eles ainda, têm ação antioxidante auxiliando na neutralização dos radicais livres e na desintoxicação do corpo.
  • Outros alimentos: canela, gengibre, água de coco. Os dois primeiros possuem capacidade antioxidante e termogênica, que auxiliam na eliminação de toxinas e na perda de calorias. Já a água de coco possui minerais como sódio, potássio, cálcio e fósforo, que são essenciais para o metabolismo ósseo, por exemplo.

 

Devo consumir em forma de sucos?

     Você pode consumir esses alimentos da forma que preferir, em quantidades adequadas de acordo com a sua necessidade diária e estratégia definida. No entanto, muitas pessoas preferem realizar o consumo através de sucos pela sua praticidade no dia a dia.

 

     Outra coisa legal dos sucos é que você pode fazer diversas combinações de alimentos, incorporando chás, frutas, cereais e água de coco. Eles podem ser inclusive um grande aliado para hidratação durante o dia.

 

     Alguns exemplos de mistura de sucos:

  • Cenoura, beterraba e laranja;
  • Maçã, laranja e gengibre;
  • Couve com chá verde;
  • Abacaxi, couve e laranja;
  • Couve, limão e pepino.

 

Quais os cuidados que devo ter?

     Apesar dos seus benefícios, é preciso tomar alguns cuidados para que essa estratégia não se torne uma dieta restritiva. Para começar, NÃO se deve substituir nenhuma refeição por um chá ou suco detox. Depois, é muito importante ficar atento às quantidades. Apesar de serem potentes antioxidantes, os chás podem trazer malefícios aos rins, se consumidos em grande quantidade e frequência.

 

     Outro cuidado é em relação à adição de açúcar. Por mais óbvio que pareça, muitas pessoas colocam açúcar nos sucos para adocicar o paladar. O que elas esquecem é que o açúcar, além de contribuir para obesidade, hipertensão e diabetes, ainda eleva a quantidade de calorias da preparação, tendo o efeito contrário ao desejado. Por isso, não adicione açúcar aos sucos.

 

     Por último, utilize esses alimentos como aliados de uma dieta equilibrada em calorias. Não diminua as quantidades habituais (antes das férias) da sua alimentação.

 

     O erro mais comum das estratégias detox é associar o uso de chás e sucos e diminuir o consumo de calorias. Essa atitude trará o efeito oposto, causando o efeito sanfona, aquele em que há uma grande perda de calorias no primeiro momento, mas depois de um tempo a pessoa recupera o peso perdido e ainda ganha mais.

 

     Para evitar esses erros e ter uma estratégia potencializada do detox pós-férias, conte com a ajuda de um profissional nutricionista, ele irá orientar você em como ter um cardápio saudável de acordo com suas necessidades e objetivos.

 

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design