Cúrcuma - Açafrão da Terra

Cúrcuma - Açafrão da Terra

 Usos e funções nutricionais

A cúrcuma ou açafrão-da-terra conhecida pela sua coloração característica amarela dourada é o tempero que dá ao Curry, famosa especiaria indiana,largamente utilizada na Índia e por diversas tribos indígenas há milhares de anos como especiaria e também como erva medicinal.

Vem sendo utilizadas ao longo dos anos em virtude das suas funções antiinflamatórias e anti-sépticas e, também, como especiaria em pratos das mais variadas culinárias. O componente bioativo (componente com funções para a saúde) é a curcumina.

A curcumina é um potente antioxidante que vem sendo associado como componente protetor e inibidor da progressão de alguns cânceres através da inibição da peroxidação lipídica. Atua como agente antibacteriano e promove a destoxificação do fígado. Por sua capacidade antioxidante por ser incluído em todos os tipos de dieta.

Cuidado ao comprar

A cúrcuma é da família do gengibre, e tanto a sua folhagem quanto a raiz são parecidas, diferenciando-se basicamente pela coloração interna. Enquanto o gengibre possui cor amarelo-clara, a cúrcuma é um alaranjado profundo.

Ao comprar o pó certifique-se de que não está misturado em farinha de milho, algumas marcas fazem essa mistura para melhorar o rendimento.

Uso culinário: pode  ser acrescido em sopas, caldos, assados, ensopados, arroz e recheios, além da coloração e sabor trará benefícios à saúde.

A raiz pode ser consumida fresca ou na forma de extrato. Para se preparar o extrato, os rizomas do açafrão são fervidos e, em seguida, secos em forno quente. Após isso, são moídos e obtém-se o pó que é comumente usado como tempero culinário

Receita prática para experimentar:

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz integral

1 colher (chá) de açafrão da terra

2 xícaras (chá) de água

Sal marinho a gosto

3 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de óleo de girassol

100g de amêndoas em lascas, torradas

1 xícara (chá) de salsa e cebolinha Qualitá picada

Amêndoas em lascas para decorar

Modo de Preparo

Aqueça o óleo, frite o alho e o arroz, acrescente a água, o açafrão e sal à gosto e deixe em fogo baixo até secar. Reserve. Aqueça a manteiga numa panela antiaderente, salteie as amêndoas e as passas, misture o arroz e a salsa picada e mexa bem com um garfo.

Coloque o arroz em uma travessa, decore com as folhas de manjericão e amêndoas em lascas restantes.

Ariela Issa

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design